Cidades

Reunião debate dragagem da lagoa no trecho da Praia do Siqueira

Prolagos e governo do Estado discutem protocolo de intenções para contribuir com a recuperação do local

Com o objetivo de contribuir com a recuperação da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, esteve no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, para tratar sobre a dragagem do trecho da Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Durante o encontro com o governador em exercício, Thiago Pampolha, foi discutida a assinatura de um protocolo de intenções para estabelecer uma parceria público-privada entre a concessionária e o governo do Estado. A reunião faz parte de uma série de ações da Prolagos, em conjunto com a sociedade civil organizada e autoridades municipais e estaduais, na busca de melhorias para a orla da Praia do Siqueira.

Além do avanço nas discussões sobre a dragagem, a Prolagos acaba de concluir a 1ª fase de investimentos em esgotamento sanitário na Praia do Siqueira, com a implantação de 3km de rede separativa, que vai captar exclusivamente o esgotamento sanitário dos imóveis e enviar para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A segunda fase será iniciada ainda em fevereiro de 2023 e, quando concluída, beneficiará 1.400 famílias daquela região.

A modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Cabo Frio, que será uma das mais avançadas da região e irá operar em nível terciário, está prevista para ser iniciada ainda em 2023. “Seguimos o propósito de buscar a universalização do saneamento, a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a preservação do meio ambiente. Já avançamos muito até aqui. Estudos apontam que 85% das praias banhadas pela Lagoa de Araruama estão em boas ou ótimas condições de balneabilidade. A Praia do Siqueira não faz parte dessa estatística, mas estamos comprometidos com a recuperação da qualidade ambiental desse trecho”, ressalta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo