DestaquePolítica

Deputado quer tornar São Carlo Acutis padroeiro dos jovens em MG

PL 4.365/2025 foi apresentado na Assembleia Legislativa (ALMG) nesta segunda-feira (8/9), um dia após Acutis ser reconhecido como santo

Por Rayllan Oliveira  –  https://www.otempo.com.br/cidades/2025/9/9/deputado-quer-tornar-sao-carlo-acutis-padroeiro-dos-jovens-em-mg

 

O deputado estadual Lincoln Drumond (PL) apresentou um Projeto de Lei (PL) para tornar São Carlo Acutis, novo santo da Igreja Católica, patrono da juventude em Minas Gerais. O PL 4.365/2025 foi apresentado na Assembleia Legislativa (ALMG) nesta segunda-feira (8/9), um dia após Acutis ser reconhecido como santo. Ele foi canonizado durante uma missa presidida pelo papa Leão XIV, na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Trata-se de uma homenagem simbólica, que não gera despesas ao erário público, mas carrega enorme significado cultural e espiritual para o povo mineiro”, afirmou Lincoln Drumond ao defender a proposta. O novo santo católico é reconhecido mundialmente como “influenciador de Deus”. Ele ficou conhecido por programar sites para divulgar milagres na internet. Carlo Acutis morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos.

De acordo com o texto, caso o PL seja sancionado, Minas Gerais poderá promover, apoiar e divulgar eventos voltados à “difusão de valores de espiritualidade, solidariedade, esperança e protagonismo juvenil, inspirados no exemplo de São Carlo Acutis”. O projeto também estabelece que a lei entra em vigor na data de sua publicação.

Relíquia em igreja de Belo Horizonte

Como mostrado pela reportagem de O TEMPO, uma relíquia de primeiro grau do santo está exposta em um altar na Igreja São Sebastião, no bairro Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A relíquia é um fragmento do corpo de Acutis, que foi abençoado e exposto a partir da missa solene celebrada na capital no último domingo (7/9).

A peça foi recebida há pouco mais de dois meses como presente do padre Marcelo Tenório, vice-postulador da causa de canonização e responsável pela Capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde foi reconhecido o primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis no Brasil.

Canonização

O jovem Carlo Acutis (1991-2006) nasceu na Inglaterra e foi criado em Milão, na Itália. Ele foi canonizado junto a Pier Giorgio Frassati (1901-1925) no último domingo. Essa foi a primeira cerimônia de canonização do papa Leão XIV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo