
O Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de café, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para sustentar esse desempenho e enfrentar os desafios do mercado global, o acesso a crédito estruturado, consultorias técnicas e soluções financeiras personalizadas têm papel estratégico em todas as etapas da cadeia produtiva.
Com esse foco, o Sicoob participará do 10º Coffee Dinner & Summit, um dos principais fóruns da cafeicultura global, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), de 2 a 4 de julho, em Campinas (SP), no Royal Palm Hall.
Reconhecido como um dos principais repassadores de recursos para a produção cafeeira no país, o Sicoob destinou R$ 3,6 bilhões em crédito ao setor na safra 2024/25, dos quais R$ 1,3 bilhão por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Além do crédito, a instituição tem participado de articulações que ampliam o olhar sobre a cadeia produtiva por meio de atuações regionalizadas.
Em março deste ano, a cooperativa integrou uma comitiva brasileira que foi ao Vietnã, maior produtor mundial de café conilon. A agenda envolveu visitas a regiões produtoras, centros logísticos e empresas, em uma troca de experiências sobre o modelo vietnamita e os desafios comuns aos países exportadores.
“O Sicoob está presente no dia a dia, de ponta a ponta, quando o assunto é o setor agro. No Espírito Santo, por exemplo, somos o maior repassador de recursos do Funcafé há dez safras. Também realizamos ações, como os Dias de Campo, que levam conteúdo técnico para os produtores de café ao longo do ano. Para eles, existem linhas de crédito e financiamentos pensados para atender demandas individuais”, revela o presidente do Sicoob Central ES, Bento Venturim.
Segundo ele, a atuação do Sicoob acompanha todas as etapas da cadeia produtiva, buscando soluções que conectem o campo ao mercado. “Ao lado do crédito, a instituição também apoia estratégias de comercialização e iniciativas que aproximam o café do consumidor final, fortalecendo o valor do produto e as oportunidades de negócio para quem vive da atividade”, conclui.