DestaqueTurismo

Conheça o Piauí

O Delta do Rio Parnaíba corresponde à foz do Rio Parnaíba e está situado entre os estados do Maranhão e Piauí. A foz abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, dunas, mangues e ilhotas.

Todos os deltas recebem o nome do rio que o forma, então Delta das Américas é um termo equivocado que deve ser deixado de lado uma vez que o nome do rio é Parnaíba.

A Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do arquipélago, fica nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí. A segunda maior, a Ilha das Canárias, fica em Araioses, no lado maranhense. Outra ilha de destaque é a Ilha do Caju, que também faz parte do território de Araioses.

A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba abrange 10 municípios: Tutóia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce do Maranhão, no Maranhão; Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí; Chaval e Barroquinha, no Ceará. Os recursos naturais são protegidos pela Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.

O Delta do Parnaíba faz parte do roteiro turístico da Rota das Emoções, cuja maior cidade é Parnaíba, no Piauí. Em sua extremidade ocidental, fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que começa em Paulino Neves, no Maranhão; do lado oriental, está o Parque Nacional de Jericoacoara, a partir de Camocim, no Ceará.

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, tendo suas nascentes protegidas pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Depois de percorrer 1.450 km, desemboca no Oceano Atlântico, onde despeja muitos sedimentos, que formam ilhas e dunas.

Ícone de esboçoGustavo Couto – Obra do próprio

Acesso

O Delta do Parnaíba pode ser visitado pelo lado maranhense a partir de Tutóia, que é a maior cidade da região no Maranhão e oferece a melhor estrutura de resorts e pousadas, além de proporcionar fácil acesso aos Lençóis Maranhenses devido à proximidade.

Outra opção é partir de Parnaíba, a segunda maior cidade do Piauí, que possui excelente infraestrutura urbana e  é conhecida como “Portal do Delta” ou “Capital do Delta”. Os acessos por via terrestre são a BR-404 a partir de São Luis do Maranhão (322 Km), a BR-343, a partir de Teresina (324km) e a BR-402, a partir de Fortaleza (474km).

Há voos regulares diretos do Aeroporto Internacional de Fortaleza e para Aeroporto Internacional de Delta do Parnaíba.

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Delta_do_Parna%C3%ADba

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo