CulturaDestaque

Concerto gratuito da Academia Juvenil da Petrobras Sinfônica celebra nova geração de músicos

Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica faz concerto gratuito no dia 12 de julho, às 11h, na Escola de Música da UFRJ, com repertório brasileiro e internacional.

Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica realiza neste sábado, dia 12 de julho, às 11h, seu tradicional Concerto de Inverno, com entrada gratuita, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio. O evento celebra o encerramento do semestre letivo e reúne alunos, professores e egressos em uma apresentação que promete emocionar o público com um repertório diverso e tecnicamente refinado.

Um dos destaques da apresentação será a participação do oboísta Pedro Bayer, ex-aluno da Academia que hoje integra o corpo da Orquestra Petrobras Sinfônica como músico efetivo. “Voltar para a Petrobras Sinfônica como músico efetivo é muito especial. Foi na Academia que dei meus primeiros passos no oboé, aos 15 anos, e onde tudo começou”, relembra Pedro Bayer.

A apresentação terá ainda a presença do Grupo de Percussão da FUNDEC, instituição parceira da Petrobras Sinfônica. Segundo o maestro Tomaz Soares“os ensaios coletivos são espaços importantes de construção do conhecimento e da prática em conjunto”. Já para Sammy Fuks“a Academia se mantém conectada a outros projetos de educação musical e fortalece a paixão dos alunos pela música”.

 

Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica oferece formação gratuita a jovens entre 15 e 20 anos, vindos de escolas públicas de música e orquestras comunitárias. O projeto prepara os alunos para o ingresso no ensino superior e para a atuação profissional. Atualmente, são 32 estudantes em instrumentos como violino, viola, violoncelo, flauta, fagote, clarineta, oboé, trompete, trompa, contrabaixo e percussão.

A taxa de aprovação nos testes de habilidade específica (THEs) dos cursos universitários chega a 98,5%. Em 2025, a Orquestra Petrobras Sinfônica completa 50 anos reafirmando seu compromisso com a formação de novas gerações e democratização da música de concerto no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo