CulturaDestaque

Cepro leva bloquinho cultural de defesa da infância às ruas de Rio das Ostras no Carnaval 2026

Ação que acontece neste sábado, 14, integra campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes e promove atividades culturais gratuitas no bairro Âncora

A cultura popular e a defesa dos direitos da infância voltam a ocupar as ruas de Rio das Ostras durante o Carnaval de 2026 com a participação do Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular na Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes. No próximo sábado, 14, das 14h às 18h, o Cepro promove o Bloquinho da Defesa da Criança e do Adolescente em frente à unidade, no bairro Âncora, com programação gratuita e aberta a toda a comunidade.

A iniciativa une arte, brincadeira e conscientização por meio de atividades culturais voltadas ao público infantil. Durante os três dias de evento, as crianças participam de oficinas de bolha de sabão, pintura de máscaras, concurso de fantasia, além de dança, música, pipoca e a apresentação da bandinha formada pelas próprias crianças, fortalecendo a expressão artística e o convívio comunitário.

O bloquinho integra a Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha permanente de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A mobilização é promovida pelas Redes Nacionais de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e convida toda a sociedade, incluindo governos, prefeituras, conselhos, organizações da sociedade civil, setor privado e equipamentos de proteção, a se unirem durante o período carnavalesco.

“Mais um ano participamos da campanha nacional Faça Bonito, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Para nós, essa mobilização é muito importante, pois reforça o compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, em articulação com a rede que constrói e fortalece a campanha Faça Bonito”.

Reeditada com o mote “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, a campanha mantém em 2026 o foco no combate à violência sexual e ao trabalho infantil. A ação também orienta sobre a prevenção à venda e ao consumo de álcool por crianças e adolescentes, incentiva a rápida notificação de desaparecimentos e reforça a importância da vacinação infantil para que a participação nas atividades culturais e carnavalescas aconteça de forma segura e protegida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo