Castro Gonzaga, ator brasileiro destaque na novela Saramandaia
Francisco de Paula Gonzaga, conhecido como Castro Gonzaga, foi um ator e dublador brasileiro, com grande participação em telenovelas. Tornou-se nacionalmente conhecido pelo público brasileiro em atuação na telenovela “Saramandaia” (1976) e pela telenovela “Gabriela” (1975), que significou um grande avanço para a teledramaturgia brasileira.
Castro Gonzaga começou a carreira como ator de radioteatro da Rádio Cultura na década de 40. Durante muito tempo participou do programa “Teatro dos Mistérios”, dirigido por J. Silvestre. Depois de passar por inúmeras rádios paulistas, Castro Gonzaga mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga.
Em uma de suas vindas ao Rio de Janeiro, na década de 50, ele conheceu a Ilha do Governador, onde se apaixonou de imediato. Nesse período ele comprou uma casa no Cacuia, onde morou por muitos anos.
Mais tarde ele voltou a trabalhar com J. Silvestre, desta vez na Rádio Tupi e, nessa mesma época, começou a fazer televisão. Castro Gonzaga trabalhou também na Rádio Nacional e nas TVs Globo, Excelsior, Record e Educativa.
Sua estreia no cinema ocorreu em 1955, com o filme “Rio 40 Graus”, de Nelson Pereira dos Santos. Trabalhou também em “Essa Gatinha é Minha” (1966), “Mineirinho Vivo ou Morto” (1967), “A Marcha” (1972), “O Poderoso Machão” (1974), “Contos Eróticos” (1977), “O Inferno Começa Aqui” (1982), “Os Trapalhões na Serra Pelada” (1982) e “Os Heróis Trapalhões – Uma Aventura na Selva” (1988).
Já na TV, sua estreia ocorreu em 1963, na novela “Nuvem de Fogo”. Depois, o ator trabalhou em dezenas de novelas e minisséries, como “O Tempo e o Vento” (1967), “Os Diabólicos” (1968), e várias outras. Contudo, o maior sucesso de Castro Gonzaga na televisão foi na novela global “Saramandaia” (1976), de Dias Gomes. Ele vivia o Coronel Zico Rosado, um conservador que, quando contrariado, soltava formigas pelo nariz. Em 2005, Castro Gonzaga fez uma participação em “Bang Bang” vivendo o Drº Freud.
Em 2007, participou da novela “O Profeta”. Pai do também ator Reinaldo Gonzaga, um dos passatempos preferidos dele era o artesanato, confeccionando objetos em madeira, como mini-penteadeiras e portaobjetos variados.
Seu filho, Reinaldo Gonzaga, seguiu a carreira do pai. Um dos passatempos preferidos de Castro era o artesanato, confeccionando objetos em madeira, como mini penteadeiras e porta-objetos variados.
Castro Gonzaga morreu em 2 de outubro de 2007, aos 89 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado havia um mês no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo Roberto Gonzaga, filho do ator, Castro Gonzaga estava muito debilitado, com problemas renais e nos pulmões.