
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, proporcionou acesso a conhecimento e entendimento sobre os direitos da pessoa idosa aos frequentadores da Casa do Idoso de Bambuí. Na manhã desta segunda-feira (05/05), uma roda com vídeo, dinâmica de memória e jogo de perguntas e respostas foi feita na unidade com o objetivo de passar aos idosos ainda mais informações de uma forma didática.
O ciclo de palestras sobre o direito do idoso vai passar por todos os cinco núcleos da Casa do Idoso espalhados pelos quatro distritos de Maricá. A forma interativa como se leva esse tipo de informação importante é o principal segredo para que os receptores da mensagem consigam memorizar e passar adiante às pessoas próximas.
Atendimento prioritário, isenção do imposto de renda sobre certos rendimentos e até mesmo benefício mensal para aqueles com mais de 65 anos e sem renda são apenas algumas das pautas mencionadas no encontro.
“Nosso objetivo é falar sobre direitos de uma forma eficiente e que faça o idoso ter ciência daquilo que lhe cabe e que muitas das vezes ficam no campo da dúvida. Às vezes, alguém passa a informação errada ou eles mesmos entendem da forma errada. A gente, percebendo essas dificuldades e ruídos que existem na comunicação, propôs a apresentação de palestras para que eles tenham acesso às informações de uma forma mais didática e interativa”, disse Erica Bizzo, assistente social e uma das responsáveis pelo projeto.
A forma como se aprende, realmente, chama a atenção. Frequentadora dos serviços da Casa do Idoso há três anos, Maria José dos Santos, de 67 anos e moradora de Bambuí, se disse surpresa com a facilidade em aprender sobre um assunto visto como complicado em situações anteriores.
“É gratificante ter esse tipo de informação. É difícil ter acesso a isso em outros lugares. Hoje, aprendi bastante sobre os meus direitos e que temos que prestar atenção no dia a dia para não sofrer prejuízos. Há muitas situações que acontecem para tirar vantagem dos idosos e temos que estar de olho”, afirmou.
COMO PARTICIPAR
O idoso interessado em participar das atividades promovidas pela Casa do Idoso, além de 60 anos ou mais, deve comparecer ao local com:
– RG
– CPF
– 2 fotos 3×4
– Comprovante de residência
– Receituário
– Atestado médico (clínico geral, cardiologista ou geriatra)
ONDE FUNCIONA
Centro de Maricá
Rua Clímaco Pereira, 269, Centro
Bambuí
Rua 38, Lote 20 – Quadra 50
Inoã
Rua 04, Quadra 15 – Lote 16B
Itaipuaçu
Rua General Emir (antiga Rua 10), Jardim Atlântico
Santa Paula
Rua E, 867 – Setor B
Condomínio Santa Paula
Seguem fotos anexas.
Crédito: Thamyris Mello