
Em 2026, a Casa da Cultura de Paraty reafirma seu compromisso com a cultura, a educação, a preservação do patrimônio e o desenvolvimento local. Com uma programação diversa e conectada ao território, o novo ano celebra parcerias duradouras e amplia ações formativas, expositivas e educativas. A Casa segue como espaço vivo de encontro, criação e futuro.
A Casa da Cultura de Paraty –o maior equipamento cultural da Costa Verde – inicia 2026 como um gesto de agradecimento aos patrocinadores, apoiadores e parceiros que tornam possível a continuidade do trabalho da instituição, fortalecendo uma rede de cooperação fundamental para a manutenção de uma programação diversa, pública e conectada ao território.

“Juntos, vamos continuar criando ações para fortalecer a cultura paratiense, em diálogo com a contemporaneidade, e a construir um futuro enriquecedor para a nossa comunidade, promovendo exposições, cursos e atividades inovadoras e gratuitas para todos os públicos”, diz Cristina Maseda, Diretora Geral da Casa da Cultura de Paraty.
A Casa segue dedicada a ampliar acessos, formar públicos e valorizar as múltiplas expressões culturais de Paraty e do Brasil. No campo das artes visuais, a programação prevê a realização de seis exposições temporárias, selecionadas a partir de uma Convocatória Pública realizada ao final de 2025, que reuniu 203 inscrições de todo o país. Foram escolhidos quatro artistas de Paraty e dois de outras localidades, reforçando tanto o compromisso com a cena local quanto a inserção nacional no espaço.
Em paralelo, será inaugurada uma nova exposição de longa duração dedicada ao território do Mamanguá, construída a partir de ampla pesquisa e de processos de co-criação e co-curadoria com a comunidade, reunindo mapas interativos, recursos tecnológicos, artesanato e conteúdos educativos.
A Casa da Música de Paraty, por sua vez, mantém e amplia suas ações formativas em 2026, com a realização de masterclasses ao longo do ano, programação contínua de concertos dos alunos e a tradicional edição do Festival Casa da Música, nos meses de julho e dezembro. Como novidade, a abertura de aulas de musicoterapia reafirma o compromisso do projeto com a acessibilidade, o cuidado e a inclusão, ampliando o alcance social da formação musical oferecida.

Já a Casa das Artes consolida duas frentes complementares: uma voltada à Economia Criativa, com foco no desenvolvimento de produtos, ativação econômica e profissionalização, e outra dedicada às artes visuais e à experimentação artística. Em 2026, ganha destaque a implantação dos Ateliês Livres, que propõem processos de imersão junto aos artistas participantes do programa de exposições, promovendo troca, pesquisa e criação compartilhada. O programa de Visitas Mediadas também será ampliado, com novas abordagens educativas e maior oferta de atividades para diferentes públicos.
Completam a programação as ações do eixo Inspirar para o Futuro, voltadas para as crianças e jovens de Paraty, com foco especial em estudantes da rede pública, articulando educação, tecnologias, ciências e qualificação profissional. Como novidade, será lançado ainda um programa dedicado à Saúde e Bem-estar, com expedições na natureza, aulas de yoga, palestras e encontros voltados para o tema da longevidade.

Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Cultura de Paraty conta com o patrocínio estratégico da Vale, apoio do grupo Globo, Farmacêutica EMS, EZZE Seguros, Innova, Carboox, Taiamá, grupo OCanto e Sandi Hotel, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.
Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 194, Paraty – RJ – CEP: 23970-000
Visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita
Contato: +55 (24) 99238 4737
IG @casadaculturaparaty
……………………..




