Carnaval: Defesa Civil orienta cuidados para curtir praias e cachoeiras

Os atrativos naturais de Macaé são um convite para quem quer curtir o Carnaval em paz com a natureza. Seja nas praias ou nas cachoeiras, opção é o que não falta na cidade que tem no litoral e na região serrana atrativos gratuitos e com fácil acesso. Mas, a Defesa Civil alerta que a garantia de um feriadão seguro passa por cuidados que vão desde o respeito à sinalização, como a atenção aos horários indicados para banho.
As praias recebem diariamente a classificação de risco de afogamento, a partir de avaliação do Corpo de Bombeiros, podendo receber quatro cores indicativas: verde (baixo risco); amarela (médio risco); vermelha (alto risco) e lilás, quando há presença de água viva. Por isso a importância de que os banhistas se atentem a essas orientações e procurem estar em pontos indicados para o banho.
“Outro fator de atenção também é para que não sejam realizados banhos noturnos, prática extremamente perigosa, além do fato de não contarmos mais com os guarda-vidas em prontidão nesse período. Já em Imbetiba, a recomendação também é para que se evite pulos das pedras, tendo em vista o risco de mergulho em água rasa, que pode levar a lesões graves”, destaca o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
Os pulos e saltos também devem ser evitados nas cachoeiras, que podem apresentar trechos com bancos de areias e pedras. Os visitantes também devem estar alertas para as mudanças drásticas de tempo.
“Apesar de estarmos com o tempo bem aberto, há uma tendência de chuvas de verão no final de tarde que pode ocasionar chuvas, levando ao que comumente se chama de ‘cabeça d´água’, que é a elevação repentina do rio, pela chuva em áreas mais altas e o banhista ser surpreendido por uma enxurrada. Então, qualquer alteração na coloração da água e ocorrências de temporais com incidência de raios, o local deve ser deixado imediatamente”, informa