
São João da Barra está mobilizada no “Maio Laranja”, dentro da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com ações para orientar a população. Até o final deste mês, diferentes secretarias e órgãos da administração municipal estarão envolvidos em atividades como encontros de rede e grupos de trabalho, levando à comunidade orientações sobre formas de se posicionar diante da questão.
As atividades vão reunir o Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Departamento de Infância e Adolescência da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar. Serão realizadas ações alusivas ao “Maio Laranja” em setores estratégicos do município.
No dia 13 haverá mobilização na Escola Municipal João Flávio Batista, às 9h30, no distrito de Cajueiro, e na Escola Municipal Amaro de Souza Paes, em Grussaí, às 14h30. Já no segundo dia, no dia 15, a mobilização será na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, às 9h30, e na Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, na localidade de Campo de Areia, às 14h30.
Na ocasião, profissionais da SME, da SMS e da SMASDH, além do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes (NACA) realizarão rodas de conversas para estudantes do 5º ao 9º ano e seus respectivos responsáveis.
No dia 19, será realizada a grande mobilização do Dia D da Mobilização contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Será às 11h e às 14h, no Calçadão Dirceu da Graça Raposo, no Centro. Na ocasião, os profissionais vão distribuir kits informativos e repassar orientações alertando sobre a importância de denunciar os atos de abuso contra os menores.
Os profissionais vão também orientar como a denúncia deve ser feita, indicando os órgãos e equipamentos que atuam no município contra esse tipo de crime, informações que também constam no material a ser entregue. Oficialmente, o 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“O Maio Laranja é um grito por todas as crianças e adolescentes que têm sua infância violada em silêncio. Por isso faço um apelo: olhe com atenção, escute com empatia e denuncie com coragem. O agressor se esconde no silêncio. Romper esse silêncio é salvar vidas. Que nossa luta ultrapasse os discursos e se traduza em políticas, acolhimento e justiça”, afirmou o diretor de infância e adolescência da SMASDH, Mayck Lalanga.