CidadesDestaque

Cabo Frio oferece novas oportunidades educacionais com a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Educação de Jovens e Adultos facilita o acesso ao ensino fundamental com modelo que permite avanços rápidos e novos horizontes

Cabo Frio amplia as oportunidades de acesso à educação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade que oferece a jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos a chance de retomar os estudos de forma flexível, adaptada às suas realidades e com foco na valorização da trajetória de cada aluno.

Oferecido no turno da noite, o ensino da EJA está disponível em três escolas da rede municipal: Escola Marli Capp (Distrito de Tamoios), Escola Leaquim Schuindt (Jardim Esperança) e Escola Edilson Duarte (região central da cidade), facilitando o acesso para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho e outras responsabilidades.

Em Cabo Frio, a EJA está organizada por fases, da Fase II à Fase IX, o que permite que os alunos avancem duas etapas por ano, por meio de um modelo semestral. Essa estrutura possibilita a conclusão do ensino fundamental de maneira mais ágil, respeitando o ritmo de aprendizagem e a bagagem de vida de cada estudante.

O município também aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, reafirmando o compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade. Estão sendo realizadas rodas de conversa e círculos de cultura – presenciais e virtuais – como parte do processo de formação contínua para professores, equipes pedagógicas e gestões escolares. Além disso, está em andamento a escolha dos novos livros didáticos por meio do PNLD EJA para o ciclo 2026-2029.

As matrículas para o segundo semestre estarão abertas em breve, oferecendo uma nova oportunidade para quem deseja retomar os estudos. Mais do que concluir etapas escolares, a EJA representa a possibilidade de reescrever histórias com dignidade, autonomia e acesso ao conhecimento.

Botão Voltar ao topo