DestaquePolítica

BÚZIOS

Marcus Vallerius destaca metas para a Secretaria de Serviços Públicos em 2022

O secretário de Serviços Públicos de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, Marcus Vallerius da Silva, o Marcão, em entrevista ao Tribuna dos Municípios, destacou as metas e estratégias para a pasta em 2022. Entre o planejamento está a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED; mais melhorias na coleta de lixo e instalação de novas lixeiras em diversos pontos do município.

Em busca de eficiência dos serviços públicos, economicidade e transparência com os gastos públicos, Marcus Vallerius afirma que a secretaria dará continuidade a troca de lâmpadas, que já realizou a substituição de mais de 2 mil pontos de luz no município. Assim que o serviço for concluído, há uma expectativa de economia de até 50% no consumo de energia com as novas lâmpadas.

“Já estamos fazendo licitação para mais de 5 mil lâmpadas e vamos transformar toda a cidade. Vamos economizar cerca de 50% de recursos dos cofres públicos. Quem ganha é a cidade! Com a economia vamos investir mais em outras obras, escolas, Saúde, educação entre outros setores ”, disse.

De acordo com o secretário, a lâmpada de LED é sem dúvidas a melhor opção em relação aos demais modelos de lâmpadas, como por exemplo as lâmpadas fluorescentes, halógenas e incandescentes, pois além de ter um consumo de energia relativamente menor, possui maior vida útil, eficiência entre outras vantagens.

“O prefeito dá espaço para os secretários trabalharem. Um cara extremamente dinâmico. Passou para mim a questão da iluminação pública. Quer trocar todas as lâmpadas para Led. Primeiro pela economia, segundo pela durabilidade do material. Nós temos um parque hoje de iluminação pública de mais de 7 mil pontos de iluminação pública, já trocamos nesse um ano 2.200 braços de luz e fizemos um aditivo com mais 650 pontos que serão trocados”.

Entre os principais objetivos da substituição das lâmpadas estão a contribuição na segurança pública e na mobilidade urbana, além da economicidade, resultado da baixa manutenção e alta durabilidade das luminárias de LED, que tem uma vida útil média de 10 anos.

“Tínhamos um material do governo anterior de baixa qualidade. Tinha lâmpada, mas aquela lâmpada que era a mais barata e queimava sempre. Houve muito problema em função disso. Não adianta gastar o dinheiro público com material de baixa qualidade e não ter durabilidade. Hoje estamos comprando um material que vai colocar a cidade em claro, melhorando a segurança pública”, acrescentou.

O secretário de Serviços Públicos afirmou que todos os bairros de Búzios serão atendidos, exceto a Rua das Pedras. “Somente na Rua das Pedras vamos manter as lâmpadas amarelas. Elas são mais robusta e preservam o cenário bucólico do local”, informou.

 

LIXO

Com o objetivo de manter a cidade mais limpa, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, pretende instalar 500 novas lixeiras em diversos pontos da cidade. Praças, avenidas, canteiros e diversos locais públicos receberão as novas lixeiras que serão devidamente adesivadas e instaladas em locais onde a demanda é maior e de fácil acesso.

“Realizamos licitação de contentores, que e também para lixeiras. A cidade não tem compra de lixeiras há anos. Vai chegar entorno de 300 contentores e 500 lixeiras”, conta.

Para Marcus falta conscientização da população para que o lixo seja realmente descartado em local adequado, contribuindo assim com o meio ambiente e deixando a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. “é uma demanda muito grande. O que falta é a conscientização da população de ajudar a gente. A empresa que faz a coleta de lixo trabalhava com 6 caminhões, hoje trabalha com 11. Passamos de 45 toneladas diariamente para, agora no pico do verão, 140 toneladas de lixo por dia”, ressalta.

Com a proximidade do Carnaval, Marcus destacou que mesmo com o cancelamento dos festejos a cidade está preparada para receber os turistas. “A cidade está preparada para o carnaval.  Alinhamos a questão da coleta de lixo. Acredito que a gente chegue a quase 200 toneladas por dia. Já estamos preparados. Demos uma arrochada no trabalho. Eu cobro 24h esse trabalho. No Carnaval a limpeza urbana e a que mais sofre. Muita gente vem joga lixo aqui, joga ali”, afirmou.

 

DESAFIOS

Marcus também relembrou os desafios enfrentados ao assumir a pasta. “Pegamos a secretaria totalmente sucateada, sem equipamentos. Tinha apenas uma retroescavadeira velha e uma patrol que também não estava em boas condições. Não tinha nenhum equipamento!”.

Segundo o secretário, o primeiro passo foi colocar a casa em ordem e mudar o sistema de trabalho. “A gente começou a mudar toda a filosofia da secretaria. Tinha contrato com as empresas, mas poucas coisas funcionavam. A forma de administrar de cada secretário que leva as empresas ao trabalho. Por exemplo, tínhamos contrato com uma empresa que fornecia um caminhoneiro. Ele dava uma viagem para recolher o lixo e depois ia para casa. O equipamento, alugado pela antiga gestão, funcionava assim. O cara saia 7h da manhã, quando era 9h parava. Hoje a secretaria pega 6h e vai até às 15h. Os caminhões trabalham, enquanto tem lixo na cidade a gente vai tirando”, afirma.

“Sei que a população cobra muito, mas foram oito anos de problemas. A gente está no primeiro ano de governo. Não é fácil. Tenho visto municípios vizinhos tendo muita dificuldade. Búzios está muito melhor. Às vezes você chega em outras cidades está esburacada, cheia de lixo. Búzios hoje tem uma coleta tranquila de lixo”, comemora.

 

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

Marcus informa ainda que a Prefeitura busca sanar os transtornos nas ruas da cidade, inclusive pretende realizar uma mega operação de tapa-buraco. “Podemos ver a RJ está muito esburacada, não é um problema só de Búzios. Tivemos em quatro meses mais de 50 dias de chuva. Há muitos anos isso não acontecia na Região. O clima está diferente. Com isso tivemos muitos problemas na varrição, na capina, na própria rodovia, porque esburacou. Embora a questão de o asfalto não ser da minha secretaria, tenho trabalhado junto com o sr. Miguel, que é nosso secretário de obras. O prefeito conseguiu liberar a obra que estava há sete anos para sair. Está licitando agora uma obra para a rodovia RJ-106 até o cruzeiro. Estamos trabalhando para realizar uma operação tapa-buraco até mesmo para melhorar a ligação com Cabo Frio, pois estava horrível”.

 

TRABALHO EM CONJUNTO

Em relação ao relacionamento da pasta com outros setores, Marcus foi enfático: “O serviço público é um guarda-chuva. Atende a todas as secretarias”.

Marcus falou ainda sobre a participação e o diálogo com a Câmara Municipal. “Nesta semana tivemos reunião com os vereadores para ouvir as demandas. A Câmara está fiscalizando a gente. Os vereadores estão próximos, preocupados em melhorar a cidade. O prefeito é um cara de diálogo, tem conversado muito com a Câmara e trabalhado junto com o executivo”.

O secretário reforçou que está aberto a críticas e buscar melhorias para o crescimento da cidade. “Você fazendo uma crítica construtiva, sendo vereador ou não, vai somar comigo e todas as outras secretárias. Agora, se você só fala, reclama, não soma para a cidade”, pontuou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo