CidadesDestaque

Búzios recebe o Circuito Sesc Jazz & Blues 2025 no feriadão do Dia do Trabalhador

O balneário terá shows gratuitos de artistas como Josiel Konrad, Rodrigo Suricato, Rosa Marya Colin, Banda Black Rio e Lorenzo Thompson (USA) na Praia dos Ossos e Santos Dumont

O Circuito Sesc Jazz & Blues retorna à Búzios, o balneário mais charmoso do litoral fluminense, no feriadão do Dia do Trabalhador (de 01 a 04 de maio), com line-up de peso, formado por atrações nacionais e internacionais. Fernando Magalhães com o show Tributo a Rolling Stones; o trombonista que vem colecionando elogios da crítica Josiel Konrad, a veterana Rosa Marya Colin com seu consagrado show Rosa Marya Colin In Blues, o vencedor do Grammy Latino e atual vocalista da Banda Barão Vermelho, Rodrigo Suricato com o show Blues Experience,  Lorenzo Thompson (USA); Dudu Lima & Victor Biglione; Tamara Tramell Peterson (USA); Banda Black Rio; J.J. Thames e Igor Prado Blues Band (USA) e Orquestra Voadora são algumas das atrações.

Pelo quarto ano consecutivo, as apresentações acontecem em dois palcos, sendo um na Praça Santos Dumont e  outro na Praia dos Ossos, de quinta a domingo. Com mais de 50 anos de carreira, Rosa Marya Colin é o destaque desta edição e promete apresentar seu trabalho exclusivamente dedicado ao blues, em shows que contarão com a participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves, trazendo ao público um repertório que passeia por clássicos do blues, jazz, R&B e spirituals, incluindo sucessos como California Dreamin, Precious Lord, Summertime e St. Louis Blues.

Também entre os destaques da programação está Rodrigo Suricato, que apresenta “The Blues Rock Experience”, um show eletrizante que une a força do rock à alma do blues. Com sua guitarra marcante e voz potente, Suricato promete uma apresentação cheia de energia e hits.

Outro nome de peso é a lendária Banda Black Rio, conhecida por sua mistura irresistível de samba, funk e jazz. Com mais de quatro décadas de carreira, o grupo continua a empolgar plateias com seu groove contagiante e performances para não deixar ninguém parado.

O trombonista Josiel Konrad também se apresenta no Circuito Sesc Jazz e Blues – etapa Búzios, trazendo seu talento reconhecido tanto pelo público quanto pela crítica. Com um estilo que transita entre o jazz tradicional e influências do funk carioca, Konrad vem se consolidando como um dos grandes nomes da nova geração do instrumento.

O Circuito Sesc Jazz & Blues é apresentado pelo Sesc, tem apoio cultural do Sindcom, apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e produção da Azul Produções. Realizado em um feriadão prolongado, o Circuito Sesc Jazz & Blues oferece ao público a oportunidade de unir música de qualidade, lazer e turismo em um dos cenários mais desejados do litoral fluminense. Búzios, conhecida por suas praias deslumbrantes, vida noturna pulsante e atmosfera acolhedora, se torna o palco perfeito para celebrar a cultura do jazz e do blues em apresentações abertas a todos os públicos

“O Circuito Sesc Jazz & Blues iniciou em Paraty, já passou por Casimiro de Abreu e depois segue para Miguel Pereira, Ipiabas e Rio das Ostras, sempre  promovendo acesso à cultura por meio de shows gratuitos e de alta qualidade artística. Em Búzios, consolida-se como um dos principais eventos musicais da região, unindo turismo, entretenimento e valorização da música instrumental e de raiz” afirma Stenio Mattos, diretor da Azul Produções e responsável artístico do evento.

Para o secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber, “a realização do Circuito Sesc Jazz & Blues em nossa cidade não apenas enriquece nosso calendário cultural, como também impulsiona o turismo e aquece a economia local durante o feriado. É uma oportunidade de reforçarmos que Búzios também é um polo de cultura e arte”.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Circuito e no site https://circuitosescjazzeblues.com.br. Todos os horários das apresentações foram planejados de modo que o público possa assistir aos shows de cada palco.

Rio das Ostras Jazz & Blues

Chegando à sua 21ª edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues segue como o maior festival do gênero na América Latina e será o grande encerramento do Circuito Sesc Jazz & Blues 2025, entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reunirá uma seleção de artistas consagrados, trazendo ao palco nomes internacionais como Alfredo Rodriguez (Cuba), José James (EUA), Mike Stern, Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Prado Brothers Band e OZMA French Explosive Jazz (França). A cena brasileira também estará em destaque com apresentações de Amaro Freitas, Rodrigo Suricato Blues Experience, Rosa Marya Colin In Blues, Banda Black Rio, Josiel Konrad, Coco Montoya e Artur Menezes, consolidando o festival como um dos mais importantes encontros da música instrumental no país.

Entre os destaques nacionais, Artur Menezes se sobressai como um dos principais representantes do blues brasileiro no exterior. O guitarrista cearense construiu uma sólida carreira no Brasil antes de expandir sua atuação para o México, Europa e América do Sul. Em 2016, mudou-se para os Estados Unidos, onde se destacou ao vencer concursos como o Ernie Ball Play Crossroads e o International Blues Challenge 2018, sendo eleito melhor guitarrista pela Blues Foundation. Ele também se apresentou no Crossroads Festival, de Eric Clapton, em 2019, e se tornou professor de guitarra no Musicians Institute, em Hollywood. Em janeiro de 2024, foi o único brasileiro a figurar na lista da Guitar Player EUA dos “21 Melhores Novos Guitarristas de Blues”. Com um estilo psicodélico, pesado e groovado, enraizado na tradição musical nordestina, Artur imprime identidade própria à sua sonoridade, consolidando-se como um dos grandes nomes do blues contemporâneo.

Além dos shows, Rio das Ostras também vai receber atividades como a Zona de Negócios. No Ano Cultural França-Brasil, o espaço será um local de troca para representantes franceses, além da participação do governo do Canadá. A iniciativa visa fomentar intercâmbios culturais, financeiros e musicais. “Neste ano, inauguramos a Zona de Negócios no festival, reforçando sua profissionalização. A iniciativa reunirá empresas da ZEN de Rio das Ostras com representantes internacionais dentro do camping, ao lado da Casa do Jazz”, explica Stenio Mattos, produtor e responsável pela realização do evento. Os ingressos são gratuitos, democratizando o acesso à cultura e aproximando o público do jazz e do blues.

Projeto Mulheres Plurais estará presente no evento

O Circuito Sesc Jazz & Blues vai fazer também alertas a respeito de assédio sexual e violência contra a mulher. Trata-se de uma iniciativa do projeto Mulheres Plurais, pelo qual o Sesc RJ estende por todo o ano discussões sobre o universo feminino, com foco na garantia de direitos e equidade de gênero.

Banheiros químicos receberão adesivos com mensagens – em português, inglês e espanhol – de conscientização e números de emergência, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 197 (Delegacia de Atendimento à Mulher), além de um QR Code. Apontando o celular para o adesivo, será possível obter informações sobre toda a rede de amparo disponível às vítimas, com mapas, conteúdos informativos e botões para ligação em um clique.

Cubos espalhados pelo evento e um vídeo a ser exibido no palco também vão abordar o assunto. Mais do que ajudar eventuais vítimas, a intenção é desencorajar possíveis agressores e conscientizar a população.

Serviço:

Circuito Sesc Jazz & Blues 2025

Etapa Búzios – Dias 01 a 04 de maio

Entrada Franca | Classificação Livre

Confira a programação completa, dias e horários dos shows acessando: https://circuitosescjazzeblues.com.br

Tatiani Costa
Jornalista – Assessora de Comunicação

MTb 47.264/SP
Botão Voltar ao topo