CidadesDestaque

Araruama se destaca na abertura de novas empresas

Um total de 36 empresas foram abertas em Araruama, na Região dos Lagos, somente no primeiro mês de 2021, segundo a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA). A estimativa representa uma média de 1 empresa instalada por dia no município. Número maior que muitos municípios vizinhos na região.

Todos os 36 empreendimentos pertencem à categoria de “Microempresa” e estão divididos em vários segmentos, entre eles: comércio varejista, agricultura e alvenaria.

Os dados da Jucerja mostram também que durante todo o ano de 2020 foram instaladas na cidade 347 empresas. Segundo a Secretaria de Fazenda o tempo médio para um empreendimento estar cadastrado no Sistema Municipal é de 36 horas.

Sendo suas atividades de baixo risco o responsável já recebe imediatamente o alvará automatizado, sem a necessidade de vir pessoalmente à prefeitura, podendo, inclusive, emitir nota fiscal.

Vários fatores têm estimulado a chegada de novos empreendimentos no município; entre eles estão: a excelência no atendimento e poucas exigências burocráticas, visando agilizar e simplificar o processo.

Além disso, os contadores, corretores, despachantes e empresários têm prioridade no atendimento.

Na prática, mais do que números, esse fomento à economia representa geração de empregos, maior arrecadação de impostos e desenvolvimento para o município de Araruama.

Aberturas no Estado

A JUCERJA registrou um total de 4.323 empresas abertas em janeiro. O número superou o do mesmo mês em 2020: 3.823. O município do Rio foi o que registrou o maior número de constituições, 2.061, seguido por Niterói (223), Duque de Caxias (150), São Gonçalo (146), Nova Iguaçu (129) e Petrópolis (108).

Na Região dos Lagos, a cidade de Cabo Frio chega a oitava colocação com a geração de 85 novos estabelecimentos; Araruama aparece em décimo oitavo, com 36 novas empresas.

Armação dos Búzios chega na vigésima terceira colocação com a geração de 29 novos estabelecimentos. São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo aparecem com, respectivamente 23 e 10 novas empresas. Depois, Iguaba Grande com 3 empresas criadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo