E o momento mais aguardado por amantes da boa música chegou. Começa nesta sexta-feira (12) o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2021, o maior festival de jazz e blues do país. Entre os dias 12 e 15 de novembro, o evento vai receber mais de 30 artistas nacionais e internacionais.
Além de levar muitas atrações para o município, o Festival promete elevar a taxa hoteleira. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a taxa de ocupação hoteleira já está em 76% e toda a administração municipal está se mobilizando para preparar a cidade.
Depois de quase dois anos com eventos suspensos por causa da pandemia da Covid-19, Rio das Ostras retoma as atividades turísticas em grande estilo e com todas as medidas preventivas impostas pelo Ministério da Saúde. A 17ª edição do Jazz & Blues Festival terá apresentações em dois palcos ao ar livre: na Lagoa de Iriry e Costazul e contará com dois shows por noite de artistas da Cidade e região, no Espaço Arthur Maia, antiga Casa do Jazz.
As medidas de segurança contra a contaminação do coronavírus incluem ainda uso de medidor instantâneo de temperatura em todos os acessos; estrutura médica; pontos de álcool em gel nas áreas comuns; disponibilização de lixeira com dispositivo que permita a abertura e o fechamento sem o uso das mãos; e divulgação de regras de higiene de acordo com as normas da OMS, nos intervalos dos shows.
O Festival é o primeiro evento, nesta retomada de atividades culturais, que traz artistas internacionais. Vão passar pelos palcos a genialidade do guitarrista de blues americano Eric Gales, que faz o único show no Brasil da turnê 2021 em Rio das Ostras e fará duas apresentações no evento; o lendário pianista de blues Jon Cleary; o guitarrista de “lap steel” norte-americano Roosevelt Collier, e entre outros.
Entre as estrelas nacionais estarão Hamilton de Holanda, Nico Rezende, Lancaster, Banda Black Rio, a banda Azymuth, em parceria inédita com o DJ Nuts, o encanto da jovem Sofia Farah, que foi até a semifinal do reality show The Voice Kids 2021, da Rede Globo; a voz potente de Cida Garcia; o swing Onda de Sopro Big Band entre outros.
Ação solidária
Em tempos de pandemia, o festival também terá ações solidárias para ajudar as pessoas que mais sofreram nesse período. O Sesc RJ, com apoio do Sindicomércio, levará o Mesa Brasil Sesc RJ para a Cidade do Jazz.
O Mesa Brasil Sesc é uma Rede de Bancos de Alimentos que combate a fome e o desperdício, e atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais.
Um ponto de coleta de alimentos não perecíveis estará funcionando na Cidade do Jazz todas as noites, e quem fizer doações estará ajudando as famílias de Rio das Ostras.
O programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ receberá doações de alimentos não perecíveis espontâneas do público. A equipe de nutrição do programa sugere como prioridade arroz, feijão, macarrão e leite em pó.
Os alimentos arrecadados serão revertidos para instituições socioassistenciais atendidas pelo programa em Rio das Ostras, como creches e abrigos, sendo utilizados para consumo dentro da instituição e também para a distribuição final para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Somente no período de pandemia, o Mesa Brasil Sesc RJ já distribuiu mais de 3,5 mil toneladas de alimentos em todo o Estado. O Município de Rio das Ostras foi destino de mais de cinco toneladas em cestas básicas e hortifrutigranjeiros, doações realizadas com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista.
Mudanças no trânsito
Durante os quatro dias de shows em Costazul, os seguintes trechos e ruas vão ser fechados a partir das 17h: Av. Roberto Silveira / Travessa 12; Av. Roberto Silveira/ Travessa 05; Rua Judith/ Rua Antônio Rolim; Rua Gilberto Carregal/ Rua Antônio Rolim; Travessa 7/ Av. Roberto Silveira; Av. Roberto Silveira/ Rua Carlos A. Carvalho; Av. Heleno Nunes/ Rua Irene Dos Santos; Av. Heleno Nunes/ Av. Roberto Silveira.
Nos três dias de shows no Anfiteatro da Lagoa de Iriry ficarão fechados, a partir das 11h, os seguintes trechos e ruas: Rua Alberto Lamego / Rua Aracaju; Rua Alberto Lamego / Rua Maceió; Rua Fortaleza / Rua Belém.
De acordo com o município, um efetivo aproximado de 40 agentes da Defesa Civil e guardas civis municipais, incluindo os integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), atuarão diariamente nos dois locais do evento.
Os moradores das ruas que ficarão fechadas podem pegar o “Trânsito Livre” na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo até sexta-feira, dia 12, das 9h às 17h. É preciso levar o Comprovante de Residência.