DestaquePolítica

Paraty inicia o planejamento do carnaval de 2022

A realização do Carnaval de Paraty, na Costa Verde do Rio, voltou a ser debatida em audiência pública na Câmara Municipal na quinta-feira (25). Durante a audiência, o prefeito Luciano Vidal afirmou que publicaria na sexta-feira (26) um decreto fixando as regras para o Carnaval 2022. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura ainda não havia publicado o documento. Não estão previstos desfiles de blocos no Centro Histórico.

O prefeito também destacou que a realização do evento dependerá da situação da pandemia no início de 2022. “Amanhã vamos publicar um decreto fixando as regras para o Carnaval. Entre outras medidas, já definimos que não teremos desfiles de blocos no centro histórico para evitar aglomerações. Pelos indicadores de vacinação e de queda nos contágios, no entanto, a cidade tem plenas condições de receber normalmente o fluxo de turistas”, disse Vidal.

Na próxima sexta-feira (03), deverá ser lançado o Calendário Turístico e Cultural do município para 2022, com ênfase na valorização das tradições locais, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e do turismo de experiência. A Prefeitura afirmou ainda que a ideia é descentralizar os eventos do centro da cidade e levar para outros bairros e comunidades.

“A cidade está preparada para enfrentar a Covid e outras pandemias que poderão vir. A cidade planejada, não tendo mais ninguém no hospital, não morrendo ninguém, quase 97% da população imunizada e a cada dia aumenta. Com esse equilíbrio não tenho como tomar uma decisão sem antes ver isso. Muitos querem usar a pandemia como politicagem. Tem cidade que fico vendo que não vai ter carnaval, mas nunca teve. Quero ver numa cidade litorânea, festiva como Paraty”, enfatizou o prefeito.

“A ideia de descentralizar os eventos não é de hoje, não é um pensamento de hoje da Prefeitura. É uma cobrança de todos os bairros de Paraty”, acrescentou.

O coronel Rodrigues, da 2ªCia Independente de Paraty, participou da audiência e demonstrou que aguarda a decisão das autoridades competentes sobre a realização do Carnaval 2022. “É sempre bom ter o espaço franqueado para falarmos sobre os nossos índices e como impactará no evento. Independente da decisão política de ter ou não a festa, a Polícia Militar estará fazendo seu papel, garantindo a segurança das pessoas, moradores e turistas. A missão será cumprida, SEMPRE!!! Estamos nas Ruas”, afirmou.

Nas redes sociais, a 2ªCia Independente de Paraty afirmou que “a nível de números referente à segurança pública, não há nada que impeça de executar” o Carnaval de Paraty.

“Ostentamos números excepcionais, a maioria deles zerados. Estamos no início de um trabalho de gestão técnica da segurança pública da cidade, portanto, o que for decidido pelo Poder Municipal, contem com a Polícia Militar para apoiar as ações de governo”, diz o órgão em publicação nas redes sociais.

Calendário de eventos Paraty 2022

A programação inclui festivais tradicionais já realizados na cidade, que trazem temáticas de cunho cultural e gastronômico, e incorpora novos eventos esportivos, que valorizam a biodiversidade local.

Além disso, as tradicionais festas religiosas retornam com eventos e celebrações públicas em 2022, depois de dois anos de restrições em razão da pandemia. É o caso da Festa do Divino, considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Alguns dos destaques da programação no primeiro semestre são a volta do Carnaval de rua, em fevereiro, com os tradicionais blocos paratienses, a celebração do Fest Juá, em março, e o 2º Paraty Jazz & Blues Festival, em junho.

No segundo semestre do ano, acontecerá o 40º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, o Festival Gastronômico e a volta dos eventos presenciais da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Entre os eventos esportivos que entram na programação de 2022 estão o X Terra, o UB 515, o One Hundred World Series e a Travessia da Serra do Mar.

Além de todos os eventos do Calendário Turístico e Cultural, Paraty também terá, em 2022, um calendário específico de festejos da terra e do mar, valorizando festas e celebrações tradicionais de suas comunidades nas zonas rural e costeira.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo