O feriado da Proclamação da República, celebrado na última segunda-feira (15) foi de muito movimento nas praias de Arraial do Cabo, já considerado por especialistas como o feriado prolongado de maior movimento na Região dos Lagos, desde o carnaval de 2020, e um prelúdio do que será a alta temporada. E como não poderia ser diferente, as equipes de monitoramento da AREMAC estavam presentes na orla.
A lancha da AREMAC saiu do cais com o nosso presidente, Eraldo Cunha; o vice-presidente, Thiago Rodrigues, mais o marinheiro Luis Antonio e o colaborador João Victor, para a rotina de trabalho, que começou às 6h30. O monitoramento iniciou pelos costões rochosos, onde havia reclamação de mergulho de caça em área imprópria para essa prática, o que acaba afastando os cardumes.
Não foram registradas irregularidades no local, desde a Ponta de Leste até a Ponta do Focinho. Na sequência, a equipe seguiu para a Ilha do Farol, orientando os barqueiros de que devem respeitar a distância regulamentar, quando há canoa em operação, e também da proibição de parada na Fenda de Nossa Senhora. É por aquele caminhos que os cardumes entram e onde é feito o cerco. Mesmo sem a presença de canoa, parar no local é proibido.
Na sequência, a equipe partiu para a Ilha do Pontal, onde havia uma grande quantidade de lanchas e jet-skis. Vale ressaltar que é proibido o desembarque de turistas na ilha e que a insistência nisso pode até acarretar aos infratores a cassação do registro de beneficiário. Todas as regras de utilização da Reserva Extrativista Marinha (RESEXMar) constam no Acordo de Gestão e todos os beneficiários devem conhecer essa legislação.
Para saber mais, acesse o documento: https://www.icmbio.gov.br/…/portaria_28_18jan2019.pdf