ARARUAMA (RJ) – A presidente estadual do AGIR Mulher, Luciana Polati (AGIR), anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (6), sua pré-candidatura a deputada estadual durante uma coletiva de imprensa que reuniu representantes de diversos veículos de comunicação da Região dos Lagos e de outras regiões do estado.
Ao abrir o encontro, Luciana destacou que escolheu fazer o anúncio diante da imprensa por reconhecer o papel dos profissionais da comunicação na garantia da transparência e do acesso da população à informação.

Foto SanMon
Durante o pronunciamento, a pré-candidata relembrou sua trajetória pessoal e profissional. Nascida e criada em Araruama, falou sobre as origens humildes, o trabalho no comércio da família e a construção da empresa de materiais de construção, que atualmente gera mais de 120 empregos diretos no município.
Luciana também recordou o incêndio que atingiu a empresa no ano passado, classificando o episódio como um momento de superação que fortaleceu seu compromisso com as pessoas e com a responsabilidade social.

Luciana afirmou que a decisão de ingressar na vida pública surgiu da convivência com as dificuldades enfrentadas por colaboradores da empresa, especialmente na área da saúde. Como uma das principais bandeiras de atuação, defendeu a importância de cobrar mais transparência, eficiência e humanização da Central Estadual de Regulação, além de mais agilidade na transferência de pacientes para unidades de média e alta complexidade.
Outro tema destacado foi a situação das rodovias estaduais. A pré-candidata criticou a falta de manutenção e de investimentos em estradas que atendem municípios do interior, defendendo maior fiscalização da Assembleia Legislativa e a aplicação dos recursos arrecadados com o IPVA em infraestrutura e segurança viária.

Na coletiva, Luciana também reforçou seu compromisso com a defesa das mulheres. Como presidente estadual do AGIR Mulher, afirmou que pretende ampliar o debate sobre políticas públicas de combate à violência, fortalecimento da rede de proteção, acolhimento às vítimas e promoção da autonomia financeira das mulheres, destacando a necessidade de respostas mais efetivas diante do crescimento dos casos de feminicídio e violência doméstica.
Outro eixo prioritário apresentado foi a defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mãe atípica, Luciana Polati ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas famílias para obter diagnóstico, atendimento especializado e acesso às terapias, principalmente no interior do estado, defendendo a ampliação da rede de atendimento e a redução das filas por serviços especializados.
Ao encerrar o encontro, a pré-candidata agradeceu a presença da imprensa, reafirmou o compromisso com o diálogo transparente e colocou-se à disposição para responder aos questionamentos dos jornalistas, marcando oficialmente o início de sua pré-campanha ao parlamento fluminense.





