O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere (PSD), anunciou pelas redes sociais que a Prefeitura vai apresentar, na próxima terça-feira (7), uma política de tolerância zero para combater a exploração ilegal do comércio nas praias do Leme e de Copacabana por organizações criminosas.
O anúncio foi feito após reportagem do Jornal O Globo revelar o clima de tensão entre comerciantes e moradores diante da crescente presença de integrantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) na orla da Zona Sul. Segundo o prefeito, o enfrentamento ao crime e o restabelecimento da ordem continuarão entre as prioridades da administração municipal.
“Importante a veiculação por parte da imprensa de informações que os relatórios de inteligência da Seop apontam e deverá ser um esforço conjunto com as forças de segurança estaduais que já estão envolvidas através do Gabinete de Segurança Institucional do governo do estado. Conforme planejado e informado à imprensa, na próxima terça-feira faremos uma coletiva para apresentar uma política de tolerância zero com esse tipo de exploração ilegal e criminosa no calçadão da Orla do Rio, especialmente Copacabana e Leme. Na última semana, iniciamos a ocupação e organização do entorno da Escadaria Selarón, na Lapa, que precisa do mesmo enfrentamento ao crime com o restabelecimento da ordem. Seguimos”, afirmou Cavaliere.
A coletiva deverá detalhar as ações que serão adotadas pela Prefeitura em conjunto com as forças de segurança estaduais para reforçar a fiscalização e combater atividades criminosas na orla carioca.
Dados do Instituto Fogo Cruzado mostram que, entre dezembro do ano passado e o momento atual, foram registrados quatro tiroteios na região do Leme, com saldo de dois mortos e dois feridos. Em Copacabana, no mesmo período, ocorreram sete tiroteios, que deixaram uma pessoa morta e duas feridas.
Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento ostensivo na região é realizado de forma permanente, com viaturas, motopatrulhas e equipes a pé, atuando tanto nas vias públicas quanto na faixa de areia e no calçadão das praias.





