DestaquePolítica

Couto revoga o último decreto de Cláudio Castro, que retirava medidas de preservação de Áreas de Proteção Ambiental do estado

O governador em exercício, Ricardo Couto, revogou o último decreto publicado pelo seu antecessor no cargo, Cláudio Castro (PL), que desmantelava a gestão e a fiscalização em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do estado. A medida assinada por Castro já estava sendo questionada por uma ação direta de inconstitucionalidade, protocolada no Tribunal de Justiça do Rio na última quarta-feira (8).

O decreto de Castro atingia unidades no litoral como Pau Brasil, Tamoios, Massambaba, Serra de Sapiatiba e Maricá. Revogava diretrizes que estruturavam a gestão, a fiscalização e as atividades permitidas nas Áreas de Proteção Ambiental. Para especialistas, a flexibilização permitida por Castro poderia permitir o avanço da ocupação urbana em áreas delimitadas justamente para conter o crescimento desordenado e preservar o ecossistema local.

A ação judicial contra a medida foi apresentada pela deputada estadual Marina do MST (PT).

Couto, que também é presidente do Tribunal de Justiça, nem esperou que o pedido fosse julgado: usou a caneta de governador para revogar o decreto e encerrar a questão

Flexibilização de Áreas de Proteção Ambiental era considerada um retrocesso

Na ação, a deputada sustentava que o governo estadual violou o princípio da reserva legal e o dever constitucional de preservação, além de promover um retrocesso ambiental.

A deputada pedia o estabelecimento das regras anteriores até o julgamento do caso.

Foi justamente o que Couto fez com a edição do DO desta terça-feira.

WhatsApp Image 2026 04 14 at 22.13.39 1
WhatsApp Image 2026 04 14 at 22.14.02 1

 

Fonte https://temporealrj.com/couto-revoga-decreto-castro-areas-de-protecao-ambiental/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo