Cultura

Exposição sobre Grande Othelo estreia nova sede cultural da Funarte no Centro do Rio

Exposição inaugura espaço no casarão histórico da Praça da República e reúne acervo com mais de 1 milhão de itens sobre a memória das artes brasileiras

Funarte inaugura, no dia 31 de março, a nova sede de seu Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOC), no Centro do Rio de Janeiro, com a abertura da exposição “Ocupação Grande Othelo”. A cerimônia está marcada para as 10h e contará com entrada gratuita. O novo espaço passa a funcionar em um casarão histórico na Praça da República, onde antes operava o Museu da Casa da Moeda.

CEDOC, agora vinculado à Diretoria de Memória, Pesquisa e Produção de Conteúdos (DIMEMO), criada após a reforma administrativa da Funarte em 2025, reúne um acervo com mais de 1 milhão de itens dedicados à preservação da memória das artes brasileiras e da própria instituição. Parte desse material integra o Programa Memória do Mundo da Unesco, com registros de nomes como Oduvaldo Vianna, Walter Pinto e Fernando Peixoto.

A exposição “Ocupação Grande Othelo” é fruto de uma parceria entre a Funarte e o Itaú Cultural, que já havia apresentado a mostra em São Paulo nos últimos meses. Agora, o acervo retorna ao Rio de Janeiro, onde segue em cartaz até 30 de setembro.

A mostra homenageia o ator, produtor e diretor Grande Othelo (1915-1993), que também teve seu acervo pessoal incorporado ao CEDOC desde 2008. A exposição celebra ainda os 110 anos de nascimento do artista, considerado uma das figuras mais importantes da história das artes cênicas no Brasil.

Ao todo, são mais de 160 itens expostos, incluindo documentos, cartas, fotografias, figurinos, cadernos pessoais, partituras e registros históricos da carreira de Othelo. Entre os destaques estão um contrato com a TV Globo de 1967, um diploma de cidadão paulistano de 1978 e o troféu Velho Guerreiro, entregue por Chacrinha.

A curadoria é assinada pelo Itaú Cultural, com consultoria da pesquisadora Deise de Brito e projeto expográfico de Kleber Montanheiro. A proposta da mostra é apresentar a trajetória de Grande Othelo como referência da cultura brasileira, destacando sua atuação pioneira no teatro, rádio, cinema e televisão.

Após a abertura, a exposição segue com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A partir de maio, o CEDOC também passará a oferecer visitas guiadas para escolas por meio de seu programa educativo.

Serviço:

FUNARTE 50 ANOS – ATO 3
Abertura da nova sede do Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOC), com a exposição “Ocupação Grande Othelo
Data: 31 de março
Local: CEDOC Funarte – Praça da República, 26, Centro
Horário: 10h à 16h
Entrada gratuita

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo