Geral

‘Nunca vou conseguir sair de Auschwitz-Birkenau’, diz sobrevivente do campo de extermínio

Sami Modiano, sobrevivente de Auschwitz-Birkenau, fez uma tocante declaração em um evento realizado em Roma, Itália, por ocasião do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

Por Giovanna Gomes

 

O escritor e sobrevivente de Auschwitz-Birkenau, Sami Modiano, fez uma tocante declaração em um evento realizado em Roma, Itália, por ocasião do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Durante a ocasião, Modiano, que conseguiu escapar do campo de extermínio, revelou que as memórias traumáticas o acompanham incessantemente, tornando impossível para ele realmente deixar aquele lugar para trás.

“As pessoas me dizem: ‘Você conseguiu sair vivo’. Mas não. Eu ainda estou lá, nunca vou conseguir sair. Tento ser como vocês, mas não consigo; eu fiquei lá. Não posso contar tudo o que meus olhos viram”, declarou Modiano durante uma interação com estudantes no Teatro Vascello. As informações são do portal Terra.

Morte do pai

Nascido na ilha de Rodes, atualmente parte da Grécia, Modiano, de 95 anos, fez declarações sobre a dor de ter perdido prematuramente o pai, Giacobbe Modiano, que foi morto em setembro de 1944 no campo de concentração de Auschwitz. Ele fez uma comparação impactante entre os números que identificavam a si mesmo e ao pai: “O papai Giacobbe tinha o número ‘B 7455’, enquanto eu tenho o ‘B 7456’. Ele ‘tinha’, enquanto eu ‘tenho’. Digo isso com raiva porque ele não está mais aqui. Um pai adorável que conheci muito pouco. Não me deram a chance de conhecê-lo melhor”, lamentou o escritor, que era adolescente quando foi capturado pelos nazistas.

As falas de Modiano tocaram profundamente os presentes na palestra, chegando a levar uma jovem participante às lágrimas, conforme destaca a fonte. Imediatamente, o sobrevivente pediu desculpas por tê-la feito chorar.

Fonte: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/historia-hoje/nunca-vou-conseguir-sair-de-auschwitz-birkenau-diz-sobrevivente-do-campo-de-exterminio.phtml

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo