Rio de Janeiro

Governo do RJ planeja muro de 4 km e sensores para criar “cinturão de segurança” no Complexo de Gericinó

A Seap quer construir um muro de cerca de 4 mil metros com sensores ao redor das 22 unidades do Complexo de Gericinó, em Bangu, após uma tentativa de fuga frustrada em 21 de dezembro e o relato de monitoramento da rotina de agentes por integrantes do Comando Vermelho.

Por Quintino Gomes Freire

 

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) pretende criar um “cinturão de segurança” no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, com a construção de um muro de cerca de 4 mil metros de extensão e a instalação de detectores de presença. A proposta mira as 22 unidades do complexo, onde estão mais de 22 mil detentos, e vem após a própria pasta afirmar que fragilidades vêm sendo “exploradas pela criminalidade organizada”. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a Seap, integrantes do Comando Vermelho (CV) chegaram a monitorar agentes penais por cerca de dois meses, no fim de 2025, como parte do planejamento de uma fuga que acabou frustrada. A secretaria diz que o objetivo do monitoramento era mapear a rotina de segurança para permitir a saída de quatro detentos do Presídio Nelson Hungria.

Na madrugada de 21 de dezembro, de acordo com o relato, presos teriam iniciado a execução do plano e tentado deixar a unidade para se encontrar com comparsas no muro. O esquema foi descoberto quando policiais identificaram, naquela mesma madrugada, uma tentativa de invasão ao Presídio Lemos Brito. Um grupo teria arremessado para dentro materiais para cortar grades, mas teria mirado a unidade errada — a intenção seria atingir o Nelson Hungria, e o engano teria derrubado a operação.

Um relatório interno citado no material afirma que a Subsecretaria de Inteligência da Seap identificou planejamento operacional detalhado, com informações sobre pontos vulneráveis, como guaritas guarnecidas e desguarnecidas e horários de movimentações de segurança nas duas unidades. O documento também aponta que criminosos usavam ligações, mensagens de áudio e vídeo para registrar e compartilhar rotinas.

O relatório atribui a arquitetura do plano a Leonardo Santos Costa Falcão, o Leo GTA, apontado como responsável por contratar um homem armado para invadir uma guarita e posicionar uma escada no muro do Nelson Hungria. A fuga, segundo o material, ocorreria pela região do Catiri, no entorno do complexo, área marcada por disputa territorial.

Seap afirma que, após o caso, pediu a transferência de Leo GTA e de outros três presos, que estariam ligados à tentativa de fuga, para o Sistema Penitenciário Federal. A secretaria também sustenta que há pelo menos dois anos acompanha a tentativa do CV de ampliar influência em comunidades próximas às unidades, citando Jardim BanguCatiri e Vila Kennedy. Dessas áreas, ainda segundo o texto, haveria arremessos de drogas e celulares para dentro das prisões.

Hoje, o complexo não é cercado por uma barreira contínua: cada unidade tem seu próprio sistema de proteção. O novo projeto pretende unificar a blindagem física, com muro e grade de até 3,60 metros de altura, concertina e sensores de movimento, ao redor de todo o conjunto.

Em nota, a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, disse que a obra deve elevar o nível de proteção do complexo. “Vamos ampliar de forma significativa a blindagem física do Complexo de Gericinó, elevando o nível de segurança da maior estrutura prisional do estado. Tudo feito baseado em critérios técnicos e de engenharia, que reforça a proteção dos servidores, das unidades e da sociedade”.

No mesmo material, a Seap cita avaliação de que o episódio expôs vulnerabilidades associadas a fatores externos no entorno do complexo. “O episódio expôs, mais uma vez, o comprometimento da segurança do complexo, originado de interferências externas, associadas tanto à ocupação urbana desordenada e à existência de moradias nas áreas limítrofes quanto à presença de integrantes de organizações criminosas que exercem influência sobre a região”, diz o texto atribuído ao relatório interno.

 

Fonte:  https://diariodorio.com/governo-do-rj-planeja-muro-de-4-km-e-sensores-para-criar-cinturao-de-seguranca-no-complexo-de-gericino/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo