
A Câmara Municipal do Rio aprovou o Projeto de Lei 3269/2024 que cria o programa Bombeiro Civil Comunitário. A proposta tem como objetivo a adoção de medidas de prevenção e combate a desastres e tragédias climáticas nas favelas cariocas. A matéria é de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB).
As equipes serão formadas pelo Programa Bombeiro Profissional Civil – BPC, destinado à prevenção e combate a incêndios e atendimento de emergência.
O vereador Vitor Hugo enfatizou que o bombeiro comunitário terá um papel importante junto à população em situações críticas e que envolvam riscos eminentes:
“Além de fazer os primeiros socorros, o bombeiro comunitário vai ajudar a combater princípios de incêndios, a evacuar as favelas nas emergenciais e a prevenir desastres provocados pelas mudanças climáticas. Este programa vai salvar muitas vidas, porque o bombeiro já estará no local, pronto para agir”, disse o político.
“A ideia é justamente contratar o próprio morador, que conhece as comunidades melhor que ninguém e poderá agir de forma mais rápida e eficaz diante de uma tragédia”, defendeu o emedebista, que inclui no projeto a determinação da elaboração e veiculação de campanhas educativas sobre a preservação do meio ambiente.
À administração pública municipal será facultada a possibilidade de fechamento de parcerias com outras entidades públicas ou privadas, inclusive com o Corpo de Bombeiros, para cooperação técnica:
“Esse projeto vai ajudar muito na prevenção de tragédias anunciadas, causadas pelos constantes deslizamentos nas favelas. Muitas vidas serão salvas”, finalizou o autor da proposta.




