CulturaDestaqueGeral

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio lança o concurso “Influciência”

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Agência INDICA e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), lança o concurso “Influciência”, que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico, conectando a produção acadêmica de jovens cientistas cariocas com o público digital.

O projeto integra o “Programa Jovens Cientistas Cariocas, edição 2025”, e vai selecionar 10 influenciadores digitais para atuarem, em parceria com estudantes-pesquisadores do Programa “Jovens Cientistas Cariocas”, na divulgação em suas redes sociais de suas respectivas pesquisas. Esses estudos possuem um recorte geográfico em bairros periféricos do Rio de Janeiro, criando inovações que afetarão positivamente esses territórios.

De acordo com a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, os influenciadores serão responsáveis por traduzir e disseminar o conhecimento científico de maneira acessível e inovadora para suas redes, dando protagonismo aos jovens cientistas enquanto disseminam suas pesquisas.

“Nós temos pesquisas sobre reflorestamento em Madureira, como despoluir um rio na Baixada e tudo isso não é bem divulgado. Então, o “Influciência” vem com essa necessidade dessas pesquisas serem divulgadas e, principalmente na internet, que é a área principal do jovem no quesito de informação, tempo passado nas redes etc”, explica a gestora.

Todos os estudantes envolvidos nas pesquisas fazem parte do programa Naves do Conhecimento, iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e o projeto científico possui um recorte geográfico em bairros periféricos da cidade do Rio de Janeiro. Francisco Figueiredo, coordenador de mobilização da Agência INDICA e Comunicador Digital, ainda reforça a importância social e educacional para a cidade do Rio de Janeiro e para todas as comunidades envolvidas nas pesquisas dos estudantes.

“Os influenciadores têm uma capilaridade muito grande e as pesquisas têm uma importância do mesmo calibre. O que pretendemos fazer é unir a penetração da mensagem pelos influencers e a relevância social dos estudos para que toda sociedade carioca seja impactada, principalmente os territórios periféricos que possuem as Naves do Conhecimento”, afirma Francisco Figueiredo.

As pesquisas visam a criação de experimentos que tragam informações e conhecimentos necessários, mas alternativos aos ensinamentos acadêmicos e escolares formais e sempre em bairros periféricos. Como é o caso do Melomes, que é um equipamento que faz parte do projeto Hot Madureira, e possui sensores para monitoramento da qualidade ambiental do bairro da Zona Norte carioca.

Além de conectar a pesquisa juvenil aos públicos digitais, por meio de uma atuação colaborativa com influenciadores engajados na promoção de conteúdo de qualidade, o projeto também visa combater a desinformação, valorizando a ciência como uma ferramenta essencial para a transformação social e territorial.

“Com uma articulação estratégica, vamos fortalecer a interação entre juventude, ciência, comunicação e o poder público, criando pontes para o desenvolvimento e a

inovação. Um dos objetivos também é incentivar o envolvimento dos influenciadores

digitais com causas sociais, ambientais, urbanas e educacionais relevantes para a cidade do Rio de Janeiro”, finaliza a secretária Tatiana Roque.

Dinâmica do Concurso

Ao todo, serão 10 influenciadores, cada um deles ficará responsável por dois projetos de pesquisa para divulgar, com produção de vídeos e divulgação nas redes sociais. O concurso terá uma premiação de R$10 mil para cada influenciador e os interessados podem efetuar as inscrições entre os dias 25 de agosto e 7 de setembro, no formulário online, clicando aqui.

Além disso, o influenciador também participará em uma atividade extra, como palestras, aulas nas Naves do Conhecimento, ida ao Festival da Ciência, ou eventos institucionais promovidos pela SMCTI-Rio.

O Programa “Influencer Divulgador Científico” é uma iniciativa público-privada feita pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio, Agência INDICA e CIEDS que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico, conectando a produção acadêmica de jovens cientistas cariocas com o público digital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo