CidadesDestaque

Alunos do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, vão construir moradia para família em situação de extrema vulnerabilidade, em Duque de Caxias

Valor arrecadado supera as expectativas e a construção será realizada, pelo sexto ano, em parceria com a ONG Teto

Mais uma casa será construída pelos alunos do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, para uma família que vive em situação de extrema vulnerabilidade. Isso porque a escola conseguiu atingir a meta e arrecadar mais de R$ 19 mil, recursos suficientes para a construção.  A parceria do colégio com a ONG Teto vem desde 2018 e essa será a sexta casa construída com essa finalidade. Este ano a casa será erguida na comunidade Itaipava, no Parque das Missões, em Duque de Caxias.

Para a construção da casa o objetivo era arrecadar na comunidade escolar R$ 17.812,50. As doações vão permitir que a ONG Teto disponibilize itens de EPI’s e ferramentas para todos os voluntários, bem como materiais para os suplentes que queiram ir no dia destinado aos últimos reparos e pinturas, além das camisetas extras.

“É um projeto que dialoga profundamente com os valores vicentinos e, mesmo que os alunos não conseguissem chegar ao valor estipulado, a instituição contribuiria com a quantia que estivesse faltando. Nosso compromisso é com a formação de sujeitos críticos, solidários e comprometidos com a transformação social”, explica o coordenador acadêmico André Chaves.

A campanha vai permitir que, em agosto, estudantes do Ensino Médio saiam das salas de aulas para colocar, literalmente, a mão na massa, levando consigo os valores da escola de solidariedade, escuta e serviço.

O projeto tem sido, desde 2018, um exercício concreto de empatia, responsabilidade e cidadania. Ano passado os alunos ajudaram a erguer uma casa na comunidade Vila Beira Mar, também em Duque de Caxias.

O professor de História, Pedro Marreca, participou da ação em 2024 e garante que os benefícios da construção de casas populares são para todos.  “É transformador pra gente e para as famílias. É uma experiência que atua em várias esferas da nossa vida”, afirma.

O aluno Dimitri Combat também esteve na iniciativa na comunidade Vila Beira Mar e afirmou que a realização pessoal é gratificante. “Além de ajudar outras pessoas, é muito bom saber que tem o seu suor lá”, diz.

Chaves ressalta a frase inspiradora do arcebispo Desmond Tutu: “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”. “É desta forma que vamos seguir firmes em mais uma campanha de transformação social”, explica ele.

Sobre a ONG Teto

A Teto é uma organização não-governamental comprometida com a construção de um país mais justo e sem pobreza, em associação com a organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina. A ONG, há mais de 14 anos no Brasil, mobiliza voluntários para atuar lado a lado com moradores de comunidades precárias, entregando dignidade através de moradias temporárias e emergenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo