Cidades

Casa do Sorriso recebe ação emergencial da Saúde

Assistidos recebem testes, vacinação e encaminhamentos

Pessoas em situação de rua assistidas pela Casa do Sorriso receberam nesta quarta-feira, dia 21, uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social de Rio das Ostras de levantamento de demandas reprimidas.

Durante toda manhã, profissionais da Saúde da Família e uma equipe multidisciplinar formada por agentes de saúde, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, entre outros, realizaram um trabalho de atenção e escuta qualificada. Além disso, também foram feitas aferição de pressão, atendimento médico e encaminhamentos para tratamentos diversos na Rede de Saúde.

O objetivo da ação é entender as principais necessidades das pessoas em situação de rua e garantir um atendimento humanizado que respeite as particularidades de cada indivíduo.

A Diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família, Fernanda Peres, explicou que a ideia é conseguir estreitar os laços e inserir essas pessoas no sistema de Saúde para que assim possam dar continuidade aos tratamentos.

“Nesse primeiro momento estamos fazendo um levantamento das demandas reprimidas. Na semana que vem teremos vacinação de influenza, teste de tuberculose e DST’s. Essas ações contínuas são um importante trabalho de escuta qualificada e acolhimento”, explicou.

Para essa abordagem foram escalados profissionais de várias áreas, como agentes comunitários de saúde, enfermeira, médico de família, técnica de enfermagem, além de uma equipe multidisciplinar e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, que atuaram oferecendo cuidados em Saúde às pessoas em situação de rua.

CONSULTÓRIO DE RUA – Além do atendimento emergencial, essa equipe faz parte de um projeto-piloto, que culminará com a implantação de um “Consultório de Rua”, algo que será fundamental na política pública de acolhimento e ações voltadas para atendimento aos moradores nesta condição.

Botão Voltar ao topo