
Comemorando o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, e o aniversário de 14 anos do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, no último dia 18 de abril, Cabo Frio sediou neste sábado (26) a 20ª edição do evento Geodia, desta vez no Morro do Vigia e na Praia das Conchas. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas e do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, com apoio do Serviço Geológico Brasileiro e do Containers Eco Suítes Cabo Frio.
Partindo da Praia das Conchas, a atividade reuniu equipes da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, do Geoparque Costões e Lagunas, do Serviço Geológico Brasileiro, além de dezenas de inscritos, a fim de conhecer um pouco mais sobre a geodiversidade, em cenários cabo-frienses repletos de história e ciência. A 20ª edição do Geodia contou ainda com uma visita guiada ao Morro do Vigia. Ao todo, mais de 100 participantes estiveram presentes.
Geodia é o nome atribuído às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística, entre outras. A iniciativa percorreu parte dos trechos 3 e 4 da Trilha TransCaboFrio, na Praia das Conchas e no Morro do Vigia, com visita a importantes geossítios, em um trajeto de aproximadamente 1,8 km, incluindo afloramentos rochosos, mirantes, registros históricos e paisagens belíssimas. A edição foi encerrada com oficinas práticas sobre minerais e fósseis, conduzidas por educadores e pesquisadores parceiros.
Entre os técnicos estiveram a doutora Kátia Mansur, geóloga (GCL-RJ/IFRJ); a doutora Renata Schmitt, geóloga (Gondwana Project/IFRJ); Marcus Felipe, geógrafo (UERJ); Thauan Nascimento, geólogo (UFRJ); o pesquisador Pierre de Cristo; o professor e geógrafo Bruno Severino; o biólogo Marcus Vargas; e o guia local do Peró, Helder Martins.
Alunos, professores e direção da Escola Municipal Professor Evaldo Salles também participaram, com a apresentação dos projetos “Pesca Fantasma” e “Descobrindo a Restinga”.
Entre os temas abordados estavam a colisão continental entre a América do Sul e a África e a posterior separação desses continentes, variações do nível do mar no passado recente, minerais em rochas e areias, ações de geoconservação, o histórico-cultural da Praia do Peró e a escravidão, o processo de formação dos quilombos em Cabo Frio, a ressurgência, a interpretação da paisagem, entre outros.
“Comemoramos o Dia da Terra celebrando as maravilhas ao nosso redor e visitando locais com relevante Patrimônio Geológico Internacional, que possuem registros da formação do planeta Terra. Esses geossítios estão protegidos pelo Parque Estadual da Costa do Sol, que completou 14 anos no dia 18 de abril. Nosso objetivo foi trazer a consciência acerca da riqueza do patrimônio geológico, ambiental e cultural de Cabo Frio, promovendo o desenvolvimento turístico sustentável aliado à educação ambiental, à preservação e à conservação dos nossos ecossistemas”, disse a coordenadora de Ecoturismo, Mônica Aguiar.