
Já imaginou estudar com a companhia de um amigo de quatro patas e encontrar nele apoio para vencer suas crises socioemocionais? É isso que está acontecendo no CB PM Elisângela Bessa Cordeiro, em Areal, no Centro-Sul Fluminense. O cão Krieg, de 2 anos, da raça Schnauzer, de origem alemã, desenvolve o trabalho afetivo de assistir os estudantes que passam por crises de ansiedade, depressão e comportamentos disruptivos, a fim de que eles se sintam acolhidos.
– Krieg atua como um mediador emocional, e sua presença proporciona conforto em momentos de angústia, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade. O contato com ele estimula o desenvolvimento de habilidades como empatia, responsabilidade e autorregulação emocional. Além disso, sua presença aqui é importante para estudantes que enfrentam dificuldades sociais, promovendo interações mais saudáveis no ambiente escolar – diz a orientadora militar Caliandra Calisto, adida da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que trabalha na escola cívico-militar.
Desde que o cão chegou à escola há dois anos, a rotina nos corredores do colégio mudou. Krieg também tem contribuído, efetivamente, para a transformação da vida de diversos estudantes. É o caso de Eduarda Ramos, de 15 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio. Ela acredita que sua amizade com o animal é mais do que verdadeira.
– Sempre tive crises de ansiedade e, às vezes, parecia que ninguém entendia o que eu estava passando. Mas o Krieg sempre percebe quando não estou bem. Ele vem, deita do meu lado e me acalma, sem precisar de palavras – conta a estudante.
De acordo com o 2º sargento PM João Paulo Silva de Souza, a vinda do animal trouxe impactos positivos para a escola, possibilitando conexões e trocas mais significativas.
– Houve uma redução nas crises de ansiedade e episódios de agressividade entre os alunos. Além disso, os estudantes demonstram maior senso de empatia e respeito, o que contribuiu para um ambiente mais harmonioso e acolhedor – destaca o policial militar.
Já para Kauã da Silva, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental II, a troca com o cão possibilitou que ele se tornasse menos agitado e mais paciente.
– Sempre tive dificuldade para me concentrar. Quando comecei a cuidar do Krieg, percebi que precisava ser mais responsável. Ele me ensinou e me ensina todos os dias a ter mais paciência e a entender melhor as minhas emoções. Agora, me sinto mais confiante – afirma Kauã, que cuida do cãozinho, ao lado de mais três estudantes.
Saiba mais sobre Krieg
Carinhoso, brincalhão e amigo. Estas são as principais características de Krieg, um cachorro que foi treinado pelo Verum Canibus, um canil especializado localizado na cidade de Paraíba do Sul, no Sul Fluminense, para atuar na Cinoterapia (Terapia Assistida por Cães), com foco especial no suporte à crise de ansiedade.
– A saúde mental dos nossos alunos, professores, servidores e de toda comunidade escolar da rede é uma preocupação do nosso governo, por isso estamos criando diversas ações que giram em torno desta vertente. Olhar a implementação de iniciativas como essa demonstra que estamos no caminho certo – destaca a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.