
A atuação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio demonstrou, mais uma vez, que a proteção às mulheres pode ser necessária a qualquer momento. Em duas madrugadas consecutivas, a equipe agiu com rapidez e sensibilidade para acolher vítimas de violência doméstica.
No primeiro caso, ocorrido na madrugada de domingo (20), uma mulher procurou diretamente a base da patrulha, relatando que seu agressor a aguardava na esquina de casa desde a manhã. A equipe prontamente acolheu a vítima e a conduziu até a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde foi feito o registro da ocorrência. Após os procedimentos, a mulher foi deixada em segurança.
Horas depois, já na madrugada de segunda-feira (21), um novo chamado foi feito por meio da linha funcional da patrulha. A vítima, localizada na Praia do Siqueira, informou que o agressor havia fugido antes da chegada da equipe. Mesmo assim, a mulher foi levada à Deam para o registro do descumprimento de medida protetiva.
A Patrulha Maria da Penha trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, para proteger e garantir os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade. Caso você ou alguém que conheça esteja passando por violência doméstica, pode acionar a Guarda Civil pelo número (22) 2630-0777, na região de Tamoios. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) atende pelo número (22) 99808-2557, em Cabo Frio, e pelo (22) 99605-8708, em Tamoios. Também é possível denunciar pelo Disque 180.
A sede da Patrulha Maria da Penha de Cabo Frio fica na Praça Gentil Gomes de Farias (Praça da Melhor Idade), na Avenida Nossa Senhora de Assunção, no bairro Passagem.