CidadesDestaque

Rio das Ostras aplica avaliações diagnósticas para alunos da Rede Municipal

As avaliações diagnósticas do Sistema Educacional de Rio das Ostras (Saero) já começaram a ser aplicadas nas unidades escolares que atendem alunos do 3º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 13511 estudantes farão as avaliações entre os dias 5 e 20 de abril.

Realizado no início do ano, o Saero Diagnóstico visa auxiliar professores e gestores na orientação do trabalho ao longo do ano letivo. A aplicação das provas é realizada pelos professores nas suas próprias turmas, nas datas sugeridas pela Secretaria de Educação.

Para a gerente do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, o diagnóstico é mais um balizador para o planejamento do trabalho executado diariamente pelo professor em sala de aula.

“O Saero auxilia neste momento de recomposição da aprendizagem e na formulação de políticas públicas que garantam a qualidade do ensino oferecido nas unidades escolares”, afirmou.

Com o objetivo de comparar e monitorar a eficiência das políticas públicas adotadas e, reformulá-las, caso necessário, são aplicadas três edições do Saero aos alunos. Uma no início do ano letivo, uma no início do segundo semestre e outra no final ao ano.

RESULTADOS –  Os alunos de 1º e 2º anos de escolaridade fizeram as avaliações no final de fevereiro e os resultados estão sendo lançados pelos professores no Sistema de Formação e Acompanhamento Pedagógico – SIFAP.

LIVES – Como destaca Valéria Bragança, uma Live destinada aos professores, realizada em meados de fevereiro, contribuiu para a compreensão do processo de avaliação, que engloba a aplicação, a observação durante a aplicação e a análise dos resultados obtidos pelos alunos. Uma outra Live, nesta terça-feira, 5, sugeriu aos participantes diferentes propostas de atividades para trabalhar a escrita.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo