CidadesDestaque

Maricá adere a Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar (Pream)

As escolas de Maricá serão as primeiras a receber o Programa de Educação Ambiental (Pream) da Polícia Militar. O prefeito Fabiano Horta se reuniu, na quarta-feira (14) com o comandante de Polícia Ambiental (CPAM), coronel Luciano de Vasconcelos, no Centro Administrativo da Prefeitura de Maricá, em Itaipuaçu, para tratar da implantação do programa nas unidades de ensino da cidade.

O projeto visa conscientizar alunos, a partir do 6º ano do ensino fundamental, quanto a preservação ambiental, sustentabilidade e melhor qualidade de vida através de aulas com conteúdo e atividades desenvolvidas para o público infantil.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a importância da educação ambiental na cidade. “Maricá tem um viés de preservação ambiental muito grande, as serras de Maricá são as maiores áreas de reserva de Mata Atlântica da região, precisamos preservar isso e ter uma consciência social de preservação ambiental. A cidade vive uma expansão imobiliária grande, mas conseguimos preservar nossas áreas, essa é uma dinâmica permanente na cidade”, disse.

A execução do programa ficará a cargo do comando da Polícia Militar Ambiental, coronel Luciano de Vasconcelos, que destacou a importância da propagação do ensino sobre preservação do meio ambiente.

“O projeto piloto começou nas escolas da Polícia Militar, agora após a reunião com o prefeito Fabiano Horta, Maricá será a primeira cidade a receber o estudo ambiental. A próxima etapa é a realização a implantação nas escolas da cidade. Os alunos aprendem, entre diversas outras coisas, sobre prevenção e delitos ambientais, ações que ajudam a prevenir os danos ao meio ambiente ”, explicou o comandante.

A secretária de Educação, Adriana Costa, destacou que o programa deve ser instalado na cidade já no próximo semestre.

“Esse trabalho irá fortalecer o que já é realizado pela secretaria de Cidade Sustentável nas escolas de Maricá. E mostra a importância da Policia Militar, que trabalha com outro viés. Além disso, os alunos receberão uma certificação. É de suma importância que as crianças tenham vivência e constante atuação nos cuidados com o meio ambiente. Agora teremos um estudo para definirmos quais escolas irão receber o programa. A cidade possui lagoas, restinga e uma densa mata atlântica que precisa ser estudada”, explicou a professora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo