Geral

Veterana no teatro e no cinema, Camila Amado morre aos 82 anos

A atriz Camila Amado, de 82 anos, faleceu no último domingo (06), conforme informação da assessoria da artista. Veterana no teatro e no cinema, áreas nas quais dedicou boa parte da carreira,  Camila também já havia participado de produções televisivas.  A mais recente, na novela ‘Éramos Seis’, foi encerrada em março de 2020, na qual interpretou a personagem Tia Candoca.

Ainda assim, os trabalhos mais memoráveis da atriz foram nos palcos brasileiros. Entre os três maiores sucessos de Amado estão as peças ‘As Desgraças de uma criança’, ‘A Dama das Camélias’ e ‘Hamlet’.

 

Biografia

É filha da educadora Henriette Amado (nascida em Londres e neta do governador da Paraíba Camilo de Holanda) com o sergipano Gilson Amado (fundador da TVE). Mais dedicada ao teatro, estão entre seus maiores sucessos a comédia ‘As desgraças de uma criança’, o clássico romântico ‘A Dama das Camélias’ e a tragédia ‘Hamlet’.

Estreou no cinema nos anos 70. Com poucos filmes no currículo, destaca-se a brilhante interpretação no filme O Casamento, dirigido pelo cineasta Arnaldo Jabor no ano de 1976, baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, e pelo qual a atriz ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado.

Foi casada com o jornalista Carlos Eduardo Martins, o qual ficou viúva no ano de 1968. O casal teve dois filhos: a atriz Rafaela Amado e Rodrigo.

Também foi casada com o ator Stephan Nercessian durante 14 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo