Política

Turismo no interior foi tema do 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense

Com o objetivo de promover um amplo debate sobre o turismo no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) realizou, na segunda-feira (01), o 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense. O evento, realizado das 14h às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, foi aberto pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e pelo prefeito de Niterói, Axel Grael.

Para o secretário, o encontro foi fundamental para a união de esforços de todos os gestores neste momento em que o setor, seriamente abalado pela pandemia, se empenha pela retomada.

“Estamos trabalhando em ações e projetos que fortaleçam o fluxo turístico para o Estado. Durante o evento, entregamos a todos os representantes do interior, o ‘Guia do Turismo RJ’, um manual, produzido pelos técnicos da Setur/TurisRio, com informações que, em muito, vão contribuir para o planejamento e estruturação de ações e projetos que visem o desenvolvimento da atividade turística”, disse.

Segundo Tutuca, na publicação há orientações, dados, sugestões e explicações, que serão importantes ferramentas capazes de direcionar o trabalho a ser executado por cada um dos gestores das cidades fluminenses.

“A meta é fazer com que as cidades das doze regiões turísticas estejam na mente dos viajantes no momento da escolha do próximo destino”, diz o secretário.

Ao longo do dia, os gestores participaram de palestras sobre temas como estratégias para captação de recursos por emendas parlamentares federais e apresentação do Programa de Capacitação para a Excelência do Turismo Fluminense pela Escola de Contas do TCE. O secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, apresentou um dossiê de planejamento que destacou o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais.

O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, lembra ainda que, durante o encontro,  os participantes assistiram à apresentação do Plano Estratégico da Setur-RJ/TurisRio para os próximos dois anos.

“É essencial que as ações estejam alinhadas, a troca de informações se fortaleça e a união predomine entre os municípios. Sabemos da importância do turismo como gerador de renda e temos certeza de que a atividade pode se tornar um dos pilares da economia da maioria dessas localidades”.

Entre os pontos destacados no dossiê de planejamento estão o investimento em turismo de proximidade, com ações de divulgação do Estado em São Paulo, Minas Gerais e Brasília e a realização de Fóruns Regionais, com transferência do Gabinete para as doze regiões turísticas do Estado, que tem como finalidade aproximar a esfera estadual, municipal e a iniciativa privada das cidades do interior com um só objetivo: o desenvolvimento do turismo.

Os participantes assistiram também a uma série de palestras com temas direcionados a questões fundamentais para o incremento do turismo. Entre elas, destaque para “Estratégias para a captação de recursos por emendas parlamentares federais”, apresentada por Edmilson Suassuna, Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/RJ e “Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense”, exposta por Karen Dutra, Diretora Geral da ECT/TCE-RJ.

O 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense foi encerrado com uma apresentação sintética das demandas dos municípios, recebidas pela Setur-RJ. Na ocasião, os dirigentes municipais do turismo fluminense puderam falar sobre as principais dificuldades enfrentadas e acertar parcerias entre os demais envolvidos.

 

Busca de investimentos

O evento aconteceu na Sala Nelson Pereira dos Santos contou com a participação do secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, na Região dos Lagos, Flávio Rosa, e do secretário-adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho.

Um dos destaques sobre Cabo Frio foi o exemplo de placas com informações culturais e paisagísticas da cidade. Também foi debatida a pavimentação da Estrada Nelore, que tem o projeto de oferecer uma importante opção de acesso a Cabo Frio.

Além do evento, os gestores da Prefeitura de Cabo Frio tiveram, também, um encontro com o deputado federal Alessandro Molon, em seu gabinete no Rio de Janeiro. Na pauta, a solicitação de verbas de emenda parlamentar para a realização de projetos turísticos em Cabo Frio.

“Fomos solicitar ao deputado uma ajuda de verba de emenda parlamentar individual, que poderá colaborar com os projetos que estamos preparando para a cidade. O deputado Molon se comprometeu em ajudar com essa parceria, que será muito bem vinda para possibilitar a realização de algumas melhorias que estamos programando para os próximos meses”, afirmou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo