Geral

Tommy Ramone, o último membro dos Ramones originais

Há exatos 7 anos, em 11 de julho de 2014, o mundo perdia o baterista da banda The Ramones, Tommy Ramone, aos 65 anos. Tonny Ramone, que nasceu em Budapeste (Hungria) e era o último integrante da formação original ainda vivo, sofria de câncer.

Joey Ramone, oriundo do Queens, formou o legendário grupo punk em 1974, junto com seus amigos John Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, morto em 2004, também de câncer, e Douglas Colvin, ou Dee Dee Ramone, que faleceu em 2002, de overdose. Joey morreu vítima de um linfoma, em 2001, aos 49 anos, e hoje dá nome a uma rua em Nova York.

A banda, que incluiu depois os bateristas Tommy e Marky Ramone, se dissolveu em 1996, depois da turnê Lollapalooza, mas o legado deixado por ela em canções como I Wanna Be Sedated, Judy Is a Punk e Beat the Brat fez deles um dos mais míticos nomes do punk.

Tommy foi baterista da influente banda de punk rock Ramones pelos primeiros quatro anos de sua existência e foi o último integrante da formação original da banda a morrer.

A BANDA

Os Ramones foram uma banda norte-americana de punk rock formada em Forest Hills, no distrito de Queens, Nova York, no ano de 1974. Considerada como precursora do estilo e uma das bandas mais influentes e importantes da história do rock.

No início dos anos 1970, surgiam diversas vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido; o punk rock foi uma delas, sendo os Ramones seus pioneiros e líderes, que consolidaram a base deste estilo musical, com composições simples, minimalistas e repetitivas.[9] Seu som se caracteriza por ser rápido e direto com influências do rockabilly dos anos de 1950, do surf rock, The Velvet Underground, as bandas de garotas dos 60 como the Shangri-las e Garage proto punk de MC5 além de The Stooges.

Em 30 de março de 1974, os Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio (Joey, Dee Dee e Johnny). Em 16 de abril do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o refúgio do rock underground nova-iorquino da época. Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2 263 apresentações ao redor do mundo. O último show foi realizado em Los Angeles, Califórnia, em 6 de agosto de 1996.

Em 2 de março de 2002, a banda foi incluída no Salão da Fama do Rock and Roll, em 2004 a revista Rolling Stone elegeu as cem maiores personalidades dos primeiros cinquenta anos do rock, ficando os Ramones em 26º lugar e em 2011 a banda recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award, que premia o artista por toda a sua obra.

Em 8 de outubro de 2004, Tommy Ramone, C. J. Ramone, Elvis Ramone e Daniel Rey fizeram o show “Ramones Beat Down On Cancer” (Ramones contra o Câncer).

Após a gravação do terceiro disco, Tommy deixou a bateria e virou produtor da banda. Tommy morreu em sua casa em Ridgewood, Queens, Nova Iorque, em 11 de julho de 2014, aos 65 anos. Ele recebeu cuidados paliativos após o tratamento sem sucesso para câncer do ducto biliar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo