Turismo

Surpreenda-se com os recifes e belezas naturais de Santa Cruz Cabrália

Santa Cruz Cabrália é um município vizinho a Porto Seguro, na Bahia. Ambos os destinos oferecem belos cenários, com praias de águas cristalinas, areia branca e atrações históricas, afinal, foi lá que os portugueses aportaram pela primeira vez.

No entanto, enquanto Porto Seguro é uma cidade badalada, que atrai milhares de turistas todos os anos, Santa Cruz Cabrália é uma escolha mais intimista, menos movimentada e, portanto, mais tranquila. A cidade também é equipada com diversos resorts luxuosos, que atraíram famosas como Mariana Rios, Adriane Galisteu e Sabrina Sato.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico, o destino preserva a história do período colonial e cenários exuberantes, praias, piscinas naturais e recifes de corais. Vem com a gente conhecer melhor o litoral baiano!

 

HISTÓRIA

A história de Santa Cruz Cabrália começa verdadeiramente quando em 1° de maio de1500, Pedro Álvares Cabral mandou erguer a Cruz com as armas e divisas reais de Portugal.

Registros da época permitem concluir ter havido mais de uma povoação em Santa Cruz. Duas primeiras se sucederam em ambas margens do Mutarí e na parte final do curso. Mas, devido a brevidade desse trecho do rio e a distância de poucos metros de um lado a outro, as duas povoações estariam tão próximas, que se pode admitir com fases no desenvolvimento do mesmo povoado.

O território fazia parte da capitania de Porto Seguro doada a Pero de Campos Tourinho por carta régia de 27 de maio de 1534 e foral de 23 de setembro do mesmo mês e ano.

Em 1536 Pero de Campos Tourinho fundou na enseada da baía uma povoação, denominada Vera Cruz, que foi arrasada pelos Aimorés em 1564. Por esse motivo, os habitantes mudaram-se para as margens do Rio Sernampetiba ou Rio João de Tiba, surgindo nova povoação conhecida por Santa Cruz.

Segundo Fontana, a vila de Santa Cruz foi criada em 9 de maio de 1833 e instalada a 23 de julho do mesmo ano. Manteve-se autônoma até 8 de julho de 1931, quando foi extinta e anexada ao município de Porto Seguro. Em 1933, passou a chamar-se Santa Cruz Cabrália. Em 30 de março de 1938, por força do Decreto-Lei estadual n.°10.724, a vila ganha autonomia política e categoria de cidade.

A partir de 1973, com a conclusão da BR-101 e a construção da estrada ligando Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália, o cenário do descobrimento, começam a atrair turistas. Em 29 de janeiro de 1981, o núcleo histórico de Santa Cruz Cabrália é tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico.

 

ATRATIVOS

A cidade baiana é um espetáculo por todos os lados. Os turistas que viajam para essa região do estado, certamente, voltam para casa com muitas histórias e uma galeria com belas fotos.

 

Para quem quer curtir a atmosfera da Bahia em um cenário pacato e paradisíaco, Santa Cruz Cabrália, Bahia, é o destino ideal.

Com 35 quilômetros de praias de águas cristalinas e protegidas por recifes de corais, a região é um convite para momentos de diversão e relaxamento.

Em toda a orla, há piscinas naturais com águas mornas para um delicioso banho de mar, areia branquinha, enormes coqueiros e barraquinhas que vendem porções e drinks deliciosos.

Para os surfistas de plantão, esse cantinho baiano também é um prato cheio. As ondas mais fortes são vistas, principalmente na praia Arakakaí, atraindo muitos surfistas e windsurfistas.

Além de belas praias, o centro histórico da cidade merece fazer parte do roteiro turístico. Afinal, a cidade foi um dos locais de chegada da comitiva portuguesa ao Brasil em 1500.

Com muitos edifícios históricos, igrejas e casarões em estilo colonial, você não ficará sem ter o que fazer em Santa Cruz Cabrália.

 

COMO CHEGAR

A maneira mais comum para chegar no destino é desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Seguro que fica bem pertinho de Santa Cruz Cabrália.

E você não precisa se preocupar, pois há muitas opções de transporte que fazem o trajeto até o município.

Para os turistas que querem entender como ir de Porto Seguro para Santa Cruz de Cabrália, saiba que há ônibus intermunicipais que fazerem o trajeto.

Algumas pessoas optam também por um carro de aluguel de Porto Seguro para chegar até o destino. A vantagem é que você terá muito mais autonomia e liberdade para transitar por toda a cidade.

 

Gastronomia baiana

A gastronomia baiana sempre deve fazer parte do seu roteiro turístico. Afinal, ela é uma das culinárias mais saborosas e apreciadas em todo o Brasil.

Com influências dos portugueses, indígenas e africanos, a cozinha da Bahia é riquíssima com sabores marcantes, aromas deliciosos e temperos, que garantem pratos únicos.

Além de preservar costumes culinários de vários povos, a religião também exerce grande poder nos pratos baianos.

O preparado das comidas com origem africana está, geralmente, relacionado aos terreiros de candomblé, sendo que os pratos são usados como oferendas para os orixás.

Entre os ingredientes mais usados nos preparos, sem dúvida, o azeite de dendê e a pimenta estão no topo da lista.

Em Santa Cruz Cabrália, BA, não deixe de experimentar o tradicional Acarajé, considerado bem cultural pelo IPHAN. Trata-se de um bolinho feito de feijão fradinho frito em óleo de dendê, o que torna o prato ainda mais delicioso.

 

Os recheios mais usados no acarajé são o caruru e vatapá, além de especiarias, como pimenta. Na hora de experimentá-lo, é bom entender como os baianos comem esse prato.

A opção quente é bem apimentado então já fique sabendo disso antes de pedir. Já a opção chamada de fria possui uma menor quantidade de pimenta, o que pode ser a melhor escolha para quem não está acostumado.

O bobó de camarão também é um verdadeiro clássico em terras baianas e tem como ingrediente principal, o camarão. Na hora do preparo, a comida recebe ainda leite de coco e o tradicional azeite de dendê.

O caruru jamais pode ficar de fora seu roteiro gastronômico. O prato é feito com vegetais refogados em azeite de dendê, além de um molho com quiabo.

É servido com frango, carnes, camarão seco, peixe e farofas. O caruru pode ser usado também como recheio do acarajé.

 

Centro histórico

Construções históricas do século 17 e 18, tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, é o que o turista encontrará ao caminhar pelo centro de Santa Cruz Cabrália. Edifícios como a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o quarto templo mais antigo do Brasil, e a Casa de Câmara e Cadeia recebem destaque. Além deles, ainda existem várias ruínas e casarões.

Quem deseja apreciar a vista da cidade do alto, também pode escolher entre os dois mirantes presentes no local.

 

Parque Marinho da Coroa Alta

Um dos lugares mais visitados e indispensáveis de Santa Cruz Cabrália, Bahia, é o Parque Marinho da Coroa Alta.

Para conhecer essa região, você precisará fazer uma viagem de escuna até alto mar, para observar a vida marinha e corais multicoloridos, além de fazer deliciosos mergulhos.

Em meio às águas cristalinas, durante o passeio, é possível fazer uma parada na Ilha Paraíso, que fica bem na foz do Rio João de Tiba.

O passeio tem duração de um dia, das 10h às 17h, sendo que na volta há uma parada no vilarejo Santo André e na Ilha do Sol para que os turistas possam fazer compras e saborear a comida baiana.

Se tiver coragem, não deixe de tomar um delicioso banho de lama no manguezal, que existe nessa região.

 

Artesanato Pataxó

No distrito de Coroa Vermelha é possível visitar a Aldeia Pataxó Nova Coroa, conhecer os costumes e cultura dos indígenas Pataxós. Há demonstrações de danças e artesanatos, além de uma trilha guiada em que são apresentadas armadilhas, bem como aulas sobre plantas dos nativos.

No centro de artesanato Pataxó, quem se interessar pode adquirir objetos artísticos e utensílios feitos pelos indígenas. Itens de madeira, gamelas e pilões, cocares, bijuterias e artefatos de palha são encontrados ali.

 

Fazenda Mãe Tereza

Em Santa Cruz Cabrália, pontos turísticos e belezas naturais não faltarão durante a sua viagem. Exemplo disso é a exuberante Fazenda Mãe Tereza, que é uma atração muito procurada.

A atração é também um parque ecológico, que oferece atividades esportivas e de lazer para toda a família.

Entre as principais atrações, não deixe de fazer caminhadas e trilhas em meio à Mata Atlântica, tomar um delicioso banho no rio e passear a cavalo.

Para os turistas que não dispensam uma dose de adrenalina, o local oferece ainda esportes radicais, como caiaque e tirolesa, além de pesca artesanal.

 

PRAIAS

Não tem como negar que em Santa Cruz Cabrália, as praias fazem o maior sucesso entre os turistas que viajam para o litoral baiano.

O mais legal é que há opções para os mais diferentes perfis, já que a região conta com praias mais desertas e também mais movimentadas. Confira!

Praia Vermelha – O local é importante para a história do país, já que foi onde a frota Pedro Álvares Cabral atracou, momento que ficou conhecido com o descobrimento do Brasil. Lá é possível encontrar uma cruz que marca a primeira missa brasileira.

É a praia mais movimentada de Cabrália, além de ser a mais preparada para receber turistas. São diversos hotéis, resorts, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato. A apenas 8 km do centro, tem aproximadamente 300 m de areia branca e águas tranquilas.

Praia de Mutá – A Praia de Mutá também é um espetáculo à parte quando o assunto são belezas naturais. Com águas tranquilas, a região é emoldurada por enormes coqueiros, além de ter um clima bem pacato com pouco movimento de turistas.

Não deixe de passar horas na praia de areia branca e fofa, que abriga também muitas barracas, que servem petiscos e drinks deliciosos.

Praia Arakakaí – A Praia Arakakaí é um lugar perfeito para quem quer se aventurar por um mar bravo. Ela é uma das poucas praias que possuem ondas mais fortes, o que favorece a prática de surf e windsurf.

Diferente das suas vizinhas, o mar desse trecho possui coloração esverdeada e muitos recifes de corais. Durante a maré está baixa, é possível se refrescar nas piscinas naturais.

Nessa praia de Santa Cruz Cabrália há também ótima estrutura de barracas, que servem porções e bebidas de dar água na boca.

Mutari – Para os turistas que não dispensam animação, a Praia Mutari é a pedida certa. Com areia branca, águas mornas e muita vegetação, ela é um verdadeiro paraíso no litoral baiano.

Em dias quentes, toda a região fica sempre lotada de turistas. É possível entrar com os carros na areia para curtir o cenário.

Na parte sul há ainda o rio Murari, que é conhecido por suas propriedades terapêuticos. Não deixe de se aventurar em um passeio de caiaque ou bodyboard pela praia de Mutari. Você vai amar!

Lençóis – Não é à toa que a Praia de Lençóis é considerada uma das mais bonitas da cidade. Com águas transparentes e um mar azul claro, ela é o lugar ideal para os turistas que querem tranquilidade.

Mas é bom levar uma canga, toalha, água e lanchinhos, pois a praia é um pouco deserta e não possui infraestrutura com barracas.

Mesmo sendo mais pacata, ela fica bem pertinho do centro da cidade, a pouco mais de 3 quilômetros. Por ser mais tranquila e com poucas ondas, a Praia de Lençóis é uma ótima opção para os turistas que viajam com a família.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo