CidadesDestaque

Rio das Ostras mantém intervalo de 12 semanas entre doses da vacina Astrazeneca

O município de Rio das Ostras trabalha na vacinação com responsabilidade, considerando a disponibilidade das doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, o Município decidiu seguir a recomendação de manter o intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina Astrazeneca.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção da vacina Astrazeneca, se posicionou a respeito da redução no intervalo entre as doses, aderidas por alguns estados e municípios.

A Fiocruz esclareceu que o intervalo de 12 semanas entre as duas doses é o recomendado pela instituição e pela Astrazeneca, que considera dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicada no intervalo maior.

O regime de 12 semanas adotado pelo Programa Nacional de Imunização- PNI, do Ministério da Saúde, permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um maior número de pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da realização da 2ª dose contra a Covid-19 para garantir a eficiência da imunização e continua atuante na vigilância das variantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo