CidadesDestaque

Rio das Ostras ganha Centro Oftalmológico Municipal

Mais um ganho para toda a população de Rio das Ostras. A Prefeitura realizou na segunda-feira (1º) a inauguração do primeiro Centro Oftalmológico Municipal. Por conta das medidas de segurança diante do quadro de pandemia da Covid-19, o evento foi transmitido ao vivo na página oficial da Prefeitura no facebook.

Antiga reivindicação de moradores, a unidade oferecerá atendimento técnico de qualidade e humanizado aos riostrenses. Com capacidade para atender 50 pacientes por dia, o Centro Oftalmológico Municipal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a Prefeitura, os pacientes chegaram até a unidade por meio de encaminhamento médico das unidades básicas de saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF). Serão realizadas consultas de retina, córnia, tratamento de glaucoma, catarata, injeção intravítrea, além de todos os exames pré-operatórios.

‘Paredes a Cores’

Em janeiro, as obras de finalização do novo Centro Oftalmológico de Rio das Ostras ganharam um colorido diferente para garantir um maior bem-estar para a população que for utilizar o serviço. O artista plástico Rodrigo Pontes, servidor da Fundação Rio das Ostras de Cultura, foi o responsável pela confecção do painel da recepção da unidade.

A pintura faz parte do Projeto “Paredes A Cores” que tem como objetivo transformar paredes brancas ou ambientes sem personalidade, em painéis com mais cor, alegria, tranquilidade e bem estar para as pessoas.

De acordo com, Rodrigo, para o projeto do design de parede do Centro Oftalmológico, as inspirações vieram do seguimento da área de atuação da unidade que é a oftalmologia. “O elemento olho foi usado de uma forma artística e com traços fluidos, remetendo as ondas do mar. O desenho sinuoso remete a silhueta de um peixe, já que nossa cidade era chamada carinhosamente de Terra dos Peixes. Também foi desenhado na parede um painel inspirado no quadro de teste de visão. Por sugestão da Presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, coloquei um trecho do hino do Município – Rio das Ostras Cidade Mãe de quem nasce ou de quem vem pra ela. Rio das Ostras cidade pérola mais bela. Já a paleta de cores foi toda  inspirada a partir da pintura que já existia no espaço, tendo em vista que a cor verde é associada à saúde e bem-estar. Tudo foi pensado e planejado de forma que a pintura proporcione ao paciente um lugar mais harmonioso e agradável”, explicou o artista.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo