CidadesDestaque

Paraty registra surto de gripe e pede reforço de vacinas contra a Influenza A

A Prefeitura de Paraty, na Costa Verde do Rio, registrou um aumento de casos de síndrome gripal nas últimas três semanas. Em comunicado publicado na terça-feira (14), a Secretária Municipal de Saúde informou que “a rede municipal enfrenta no momento um surto de gripe, o que tem elevado a procura pelo Hospital Municipal Hugo Miranda”. Segundo a pasta, somente na segunda-feira (13) foram registrados cerca de 600 atendimentos na unidade, praticamente o triplo da média diária.

Para reduzir a demanda momentânea, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que os moradores com sintomas de gripe procurem as suas unidades básicas de saúde de referência nos bairros, onde as equipes já foram orientadas a atender esses casos e fazer a avaliação clínica necessária. A Saúde afirma que haverá também reforço na equipe médica e uma triagem específica no Hospital Municipal. Diariamente, a unidade conta com atendimento de quatro médicos plantonistas, que atendem também a sala vermelha, sala amarela e suspeitas de Covid.

A Secretaria de Saúde informou ainda que está solicitando ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado o envio de doses adicionais de vacina contra a gripe. Até o momento, não há vacinas para uma campanha de imunização em massa da população e as doses disponíveis estão reservadas para os grupos prioritários, como crianças e idosos, conforme orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

Boatos

A Secretaria de Saúde desmentiu ainda boatos que circulam pelas redes sociais sobre espera de mais de nove horas por exames no Hospital Municipal. “Hoje, os exames demoram, em média, três horas –metade do tempo médio de espera que era registrado antes da inauguração do Hospital e da gestão compartilhada do equipamento”, finalizou.

Cidades fluminenses estão sem vacina

Segundo levantamento da CNN, pelo menos 11 municípios não têm mais vacinas contra a gripe, para tentar conter o avanço do vírus. Essa é a situação de Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Saquarema, na Região dos Lagos, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí e Nilópolis, na Região Metropolitana, Mangaratiba e Paty do Alferes, na Costa Verde, e Nova Iguaçu e Quatis. Em todas essas localidades, os imunizantes disponibilizados foram aplicados e as prefeituras aguardam o envio de uma nova remessa.

Quatro cidades confirmaram que o surto de Influenza A se transformou em epidemia na Região Metropolitana: a capital, São João de Meriti, Japeri e Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo