DestaqueEsportes

Altos e baixos marcam semana olímpica

A 290 dias dos Jogos de Tóquio, a semana olímpica foi recheada de competições no Brasil e no mundo. O destaque ficou por conta de Henrique Avancini, que conquistou a medalha de ouro na etapa da República Tcheca da Copa do Mundo de ciclismo mountain bike, a primeira da história do Brasil na competição. Entre os estrangeiros, os destaques foram a derrota de Teddy Riner no Campeonato Francês de judô, a segunda do decacampeão mundial em 2020, e o recorde mundial da China no revezamento 4x100m medley misto da natação.

Título

Segundo colocado no ranking mundial, o brasileiro Henrique Avancini conseguiu o resultado mais importante de sua carreira no último domingo. Na etapa da República Tcheca da Copa do Mundo de mountain bike, conquistou a medalha de ouro, deixando para trás o nove vezes campeão mundial, o suíço Nino Schurter.

A estratégia do brasileiro foi perfeita, se mantendo entre os cinco primeiros colocados desde o início da prova. Na última volta, estava em terceiro, optou por um traçado diferentes em uma curva faltando certa de três minutos para o fim, e passou para a ponta. Manteve a liderança no sprint final.

Derrotado

Um dos maiores nomes da história do judô, o francês Teddy Riner, decacampeão mundial da categoria pesado e atual bicampeão olímpico, não vive um grande ano. Após ficar dez anos sem perder uma única luta oficial, entre 2010 e 2020, só nesta temporada já foi derrotado duas vezes. A primeira foi em fevereiro, no Grand Slam de Paris, e a segunda veio no Campeonato Francês da modalidade, no fim de semana.

Riner, que defende o PSG, foi punido três vezes pelo árbitro e perdeu a luta contra Ornais Joseph Terhec. O francês saiu irritado do tatame, reclamando muito dos juízes.

Recorde Mundial na natação

Quem disse que não ia ter recorde mundial na natação em 2020? Em uma temporada conturbada por conta da pandemia do novo coronavírus, nenhuma marca tinha sido batida até o último fim de semana, quando a equipe chinesa do 4x100m medley misto quebrou o recorde mundial da prova durante o Campeonato Nacional. O quarteto anotou 3m38s41, superando o tempo anterior que era dos Estados Unidos, 3m38s56.

O time chinês foi formado por Xu Jiayu (nado costas), Yan Zibei (borboleta), Zhang Yufei (peito) e Yang Junxuan (livre).

Dueto definido para o Pré-Olímpico

O fim de semana foi de muitos testes para o nado artístico brasileiro. Após dois dias de apresentações das principais atletas no Rio de Janeiro, a comissão técnica definiu o dueto que vai tentar uma vaga olímpica no ano que vem. Laura Miccuci e Luisa Borges formarão a dupla nacional no pré-olímpico, previsto para abril de 2021.

Vice em Portugal

Atual campeão mundial de surfe, Ítalo Ferreira ficou com o vice-campeonato na etapa de Portugal da EuroCup, competição preparatória para o Circuito Mundial, que tem início em dezembro. Na final disputada em Ribeira d’Ilhas, em Ericeira, o português Frederico Morais fez 15,60 pontos, contra 12,33 de Ítalo.

Boa fase

Sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano conquistou uma boa vitória no fim de semana durante a Copa da Alemanha, competição na qual defende o Ochsenhausen. O time passou pelo Fulda-Maberzell pelas oitavas de final. Hugo venceu seu jogo contra Fan Bo Meng por 3 a 0 (11/6, 11/5 e 11/7).

Já as competições do Circuito Mundial voltam em novembro, com a Copa do Mundo e com o ITTF Finals, dois dos principais torneios do calendário.

Brasileiros pela Europa

Enquanto os jogos das seleções masculina e feminina de vôlei não retornam, alguns dos principais jogadores do país estão tendo boas atuações por seus clubes no exterior. No fim de semana, por exemplo, Wallace anotou 23 pontos na vitória do Spor Toto contra o Istambul por 3 sets a 0 pelo Campeonato Turco.

No Campeonato Italiano, o ponta Leal, do Civitanova, fez 18 pontos e foi o destaque do time na vitória por 3 a 2 contra o Ravenna. Já o Trentino, de Lucarelli, perdeu para o Verona. O brasileiro fez nove pontos.

No feminino, Natália fez 20 pontos na vitória de seu time, o Dinamo Moscou, contra o Dínamo Kazan por 3 a 2 no Campeonato Russo.

De volta

O campeão mundial da barra fixa Arthur Nory está de volta aos treinos. Após um período de recuperação por conta de uma cirurgia no ombro esquerdo feita há alguns meses, Nory já está fazendo exercícios nos aparelhos. Neste ano ainda não tem nenhuma competição oficial prevista.

Quem também está de volta é o três vezes campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2019 Francisco Barretto. Ele fez uma cirurgia de desvio de septo nasal, o que o impediu de viajar para a Europa treinar com o restante da seleção, mas já está treinando novamente.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo