CidadesDestaque

Paraty perde Seu Dito Canoeiro

Benedito Ricardo de Jesus, carinhosamente conhecido como Seu Ditinho da Ciranda ou Seu Dito Canoeiro, morreu no último sábado (20). Aos 83 anos, seu Dito era um guardião da cultura caiçara, referência na construção de canoas e na ciranda de Paraty. Segundo a Prefeitura, Seu Ditinho foi um dos premiados por Reconhecimento de Atuação Cultural, do Edital Cultura Viva Paraty – Lei Aldir Blanc em 2020.

A arte de esculpir a canoa a partir de um único tronco de árvore (cedro, timbuíba, caubi, goti, jequitiba, guapuruvu, entre diversas outras) foi transmitida entre os caiçaras por meio da história oral. Seu Ditinho foi um mestre canoeiro com longa história no ofício e um dos poucos de Paraty que soube equilibrar leveza e durabilidade na arte de fazer canoas. De acordo com o próprio mestre, foram aproximadamente 400 canoas esculpidas pelas suas mãos.

Também eternizou versos com sua viola e foi um dos fundadores do tradicional grupo de ciranda Os 7 Unidos, que marcou muitas gerações, como a do artista plástico Elison Fernandes. Na exposição “Cirandeiros de Paraty: retratos de caiçaras por um caiçara”, em cartaz na Casa da Cultura, seu Dito está entre as personalidades homenageadas por Elison. Seu Ditinho contava também com muito orgulho como compôs a ciranda “Maria põe o barco n’água…” em homenagem à sua companheira de vida Dona Maria.

A Prefeitura de Paraty, na Costa Verde do Rio, através da Secretaria de Cultura, emitiu nota de pesar.  “É com grande pesar que a Secretaria de Cultura recebe a notícia do falecimento do Sr Benedito Ricardo de Jesus (1937-2021), carinhosamente conhecido como Seu Ditinho da Ciranda ou Seu Dito Canoeiro. Nos solidarizamos com a dor da família, amigos e admiradores. Essa é uma grande perda para a nossa cultura”, diz trecho da nota.

“Nosso canoeiro partiu, mas suas embarcações e seus ensinamentos irão perdurar. Deixamos aqui nossa solidariedade aos familiares e amigos e um registro do mestre”, diz nota de pesar divulgada pelo Sesc Paraty.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo