Geral

Os 45 anos do álbum The Roaring Silence, de Manfred Mann’s Earth Band

The Roaring Silence é o sétimo álbum de estúdio da banda de rock inglesa Manfred Mann’s Earth Band. Foi lançado em 27 de agosto de 1976, pela Bronze Records no Reino Unido e pela Warner Bros. Records nos Estados Unidos. Como outros álbuns do Earth Band, isso inclui material de outros compositores.

“Blinded by the Light”, que alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, é uma versão cover de uma música de Bruce Springsteen; “Perguntas” baseia-se no tema principal de Franz Schubert ‘s Impromptu em sol bemol maior (1827); “Starbird” tem como tema o balé de Igor Stravinsky, The Firebird (1910); e “The Road to Babylon” é baseado no cânone “Pelas Águas da Babilônia”, de Philip Hayes. Este álbum marcou a chegada do vocalista / guitarrista Chris Hamlet Thompson e Dave Flett que substituiu o antigo guitarrista / vocalista / compositor Mick Rogers. É também o último álbum gravado com o membro fundador Colin Pattenden.

O riff principal de “Waiter, There is a Yawn in My Ear” é retirado da faixa “Fish” de Manfred Mann, Capítulo Três, que foi gravada para seu terceiro álbum abandonado. Foi lançado em 2005 no box Odds & Sods – Mis-takes & Out-takes.

Houve duas prensagens desse álbum disponíveis nos Estados Unidos: o original, mostrado aqui, e uma segunda versão com capa azul que incluía “Spirit In The Night”, outra música de Springsteen. O primeiro CD lançado (1987) deste álbum não continha faixas bônus, e as faixas nº 3 e nº 7 mudaram de lugar

 

A banda

Manfred Mann’s Earth Band é uma banda de rock inglesa formada pelo músico sul-africano Manfred Mann. Seus sucessos incluem covers de ” For You “, ” Blinded by the Light ” e ” Spirit in the Night ” de Bruce Springsteen. Depois de se formar em 1971 e com um breve hiato no final dos anos 1980 / início dos anos 1990, o Earth Band continua a se apresentar e a fazer turnês.

A Earth Band de Manfred Mann foi revivida em 1991 com uma formação de Manfred Mann, Mick Rogers, Steve Kinch, o cantor Noel McCalla e o ex- baterista do Jethro Tull Clive Bunker e retomou a gravação, cobrindo faixas de artistas tão variados como Paul Weller, Robert Cray, Del Amitri e The Lovin ‘Spoonful. Mann também lançou projetos solo, incluindo Plains Music, que foi baseado na música nativa americana, e 2006, que inclui colaborações com o rapper alemão Thomas D e faixas com músicas de, entre outros, os Super Furry Animals.

The Earth Band teve uma formação flutuante, com Mann sendo o único membro contínuo. Após a saída do baterista Clive Bunker em 1996, ele foi sucedido por John Trotter (1996-2000), Richard Marcangelo (2000-2002), Pete May (2002), Geoff Dunn (2002-2007), Jimmy Copley (2007-2015) e em seguida, um retorno de John Lingwood em 2016. O vocalista / guitarrista Chris Thompson voltou em 1996 para cantar ao lado de Mick Rogers e Noel McCalla até 1999 (novamente em 2004, brevemente). McCalla foi substituído por Peter Cox em 2009, mas voltou em 2010 por um curto período de tempo substituindo Cox. Desde que Cox partiu no início de 2011, Robert Hart (ex- Bad Company ) tem sido o cantor, junto com Mick Rogers.

A maioria dos álbuns originais da banda foi relançada nos últimos anos e um conjunto de 4 CDs ( Odds & Sods – Mis-takes & Out-takes ) com muitas versões não lançadas de faixas foi lançado em agosto de 2005. Isso inclui material de o não lançado (e pensado para ser perdido) álbum Manfred Mann Capítulo III Volume 3 e o primeiro álbum da Earth Band, Stepping Sideways . O quarto CD do pacote inclui material de estúdio inédito e apresentações ao vivo.

Dezembro de 2006 viu o lançamento do DVD Unearthed 1973–2005 The Best of Manfred Mann’s Earth Band. Inclui vinte faixas, desde três gravadas na Suécia em 1973 (“Father of Day”, “Captain Bobby Stout” e “Black & Blue”) a uma apresentação de 2005 de “Mighty Quinn”. Também estão incluídas as animações usadas durante as apresentações ao vivo da banda no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 e filmes promocionais (incluindo duas faixas do álbum Plains Music).

Em 2007, dois remixes dançantes separados de canções de Bruce Springsteen interpretadas por Manfred Mann’s Earth Band entraram nas paradas austríacas. O primeiro foi um remix de ” Blinded by the Light “, que foi creditado a Michael Mind com a participação de Manfred Mann’s Earth Band . O segundo foi um remix de “For You”, creditado a The Disco Boys com Manfred Mann’s Earth Band . Também em 2007, o show de 1983 em Budapeste foi lançado em formato DVD e incluiu faixas não disponíveis anteriormente.

Em 2008, a banda lançou o DVD Watch, que inclui cenas de um show na Áustria em 1979.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo