DestaquePolítica

O exemplo e legado de Henrique Melman, ex-prefeito de Arraial

O município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, perdeu na terça-feira (01) o ex-prefeito e empresário Henrique Melman (PDT), aos 90 anos de idade. Carinhosamente apelidado de ‘Velho Lobo’, Melman governou a cidade por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008, e deixa um legado de dedicação e amor por Arraial do Cabo.

Melman estava internado em um hospital particular e enfrentava problemas de saúde desde abril, mas chegou a se recuperar. Segundo a família, ele sofreu uma parada cardíaca depois de se sentir mal e dar entrada em um hospital da capital.

 

HISTÓRICO

Nascido em Recife em 24 de abril de 1931, Henrique Melman era formado em Engenharia e atuou no ramo empresarial. Desportista, fez parte da equipe brasileira de polo aquático que disputou as Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952.

Na década de 1970 construiu sua casa em Arraial do Cabo, onde fortaleceu sua ligação política com a cidade. No município, ele exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito (2001-2004 e 2005-2008). Nas eleições de 2012 e 2020, ele se candidatou ao cargo novamente, mas não foi eleito.

Filiado ao PDT, terminou em quarto lugar nas últimas eleições, com 2.516 votos (10,97% dos votos válidos).

O ex-prefeito era viúvo, teve quatro filhos, sendo um já falecido, e deixa sete netas. Informações sobre o horário e local do velório e sepultamento do corpo ainda não foram divulgadas pela família.

 

POLÍTICOS LAMENTAM

Autoridades e políticos da Região dos Lagos lamentaram a morte do ex-prefeito. O prefeito de Arraial, Marcelo Magno, decretou luto oficial de três dias na cidade. “Com respeito, reconhecimento de sua importância e contribuição ao nosso município, vou decretar luto oficial por três dias”, declarou em publicação nas redes sociais.

O ex-prefeito do município, Renatinho Vianna, também fez uma homenagem a Henrique Melman, nas redes sociais, e se solidarizou com os amigos e familiares. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito Henrique Melman. Gostaria nesse momento de desejar minhas condolências aos amigos e familiares”, escreveu.

O ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Henrique Melman, nas últimas eleições municipais, Mazinho Neto, também se manifestou sobre o assunto. “Foi uma honra! Obrigado por tudo!”, escreveu ele, em uma publicação seguida de uma galeria de fotos em que aparece ao lado de Melman.

José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio e ex-vice prefeito de Arraial ao lado de Melman, destacou participações importantes do ex-prefeito em sua trajetória política. “Duas intervenções importantes Henrique Melman teve na minha vida pública. As duas ocorreram no meu primeiro mandato como prefeito de Cabo Frio. Ele era vizinho de Zé de Dome e com a morte do artista seu acervo estava ameaçado. Alertou-me sobre a necessidade da desapropriação da obra. Eu a realizei e hoje ela é nosso patrimônio no Museu Zé de Dome no Charitas”, relembrou.

“A outra foi quando me indicou o engenheiro calculista José Luiz Cardoso para garantir que era possível realizar a duplicação da ponte Feliciano Sodré. E nós a duplicamos. Mais tarde, já como prefeito, ele me convidou para ser seu Secretário de Saúde e com sua reeleição fui seu vice. Seus dois mandatos em Arraial do Cabo foram uma mostra do seu compromisso com os verdadeiros interesses do povo cabista.”, completou.

A Prefeitura de Cabo Frio também emitiu uma nota sobre a morte de Henrique Melman e disse que “Melman foi uma das lideranças políticas mais influentes nas últimas décadas”.

 

POPULAÇÃO RELEMBRA AÇÕES

Os moradores da cidade lembram com saudosismo os governos de Melman.  Nas eleições de 2020, o ex-prefeito utilizou seu perfil em uma rede social para divulgar um relato de um morador sobre sua gestão. “Há 12 anos tínhamos cyber café espalhados na cidade, tínhamos Datashow e informatização nas nossas escolas, tínhamos laboratório de química e física nas escolas. Há 12 anos tínhamos a Caixa Econômica Federal, que evitava que nossos moradores se deslocassem para Cabo Frio, enfrentando enormes filas. Neste momento de pandemia, os cabistas estariam mais resguardados da aglomeração gerada em Cabo Frio. Há 12 anos tínhamos um hospital melhor equipado. Tínhamos também um projeto de internet gratuito na cidade”.

A moradora Luciara Paula fez coro ao relato e aponta que a localidade onde vive precisa da atenção que tinha na gestão Melman. “Passou 12 anos, e até hoje lembro das obras realizadas por ele no meu bairro. Depois dele, a Cabocla foi esquecida. Nada mais foi feito”.

“Na minha opinião, o melhor prefeito que o Arraial já teve. Provou que dá pra governar sem fazer politicagem. Governou o Arraial do Cabo apenas com verba municipal, sem royalties ou panelinha com governo estadual. Sua história será sempre lembrada e seu exemplo seguido. Descanse em paz, Doutor Henrique”, afirmou Thiago Magrão.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo