DestaquePolítica

Municípios fecham convênio com DER-RJ para melhorias nas estradas e ruas

Ciente da importância de oferecer serviços de melhor qualidade nas rodovias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) assinou  novos convênios de cooperação com municípios fluminenses para recuperar a infraestrutura logística do estado, na segunda-feira (08). A união de forças foi firmada com as prefeituras de Saquarema, Iguaba, Arraial do Cabo, Silva Jardim, São Pedro da Aldeia e Queimados. Durante a semana, novas parcerias serão firmadas com mais prefeituras.

Os acordos preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços como execução de obras, conservação e demais ações que contribuam para a melhoria da malha viária das cidades parceiras. Em contrapartida, o órgão estadual ficará responsável por fornecer todos os materiais necessários para a execução dos projetos enviados pelas prefeituras. “Os acordos são resultado de esforços conjuntos entre o DER, a Assembleia Legislativa e o governador em exercício, Cláudio Castro. Muitas prefeituras já tinham um convênio antigo assinado com o departamento. Para esse novo convênio entrar em vigor, vocês deverão ter prestado contas do antigo, caso contrário ficará com um convênio em aberto”, explicou o Secretário das Cidades, Uruan de Andrade.

“Estamos trabalhando nesse projeto para ajudar as cidades, pois o ano de 2020 foi muito difícil e os municípios ficaram mais dependentes. O convênio prevê uma colaboração de 70% do Estado e 30% das prefeituras”, disse o representante do Legislativo estadual, Rui Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Alerj, André Ceciliano.

“Desejamos boas vindas às prefeituras nesse novo projeto. O departamento estará sempre de portas abertas para vocês. É importante que o plano de trabalho apresentado seja cumprido para que outros sejam liberados e aprovados, pois haverá uma fiscalização nesses trabalhos”, disse o presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza.

A parceria foi celebrada, oficialmente, em cerimônia realizada no gabinete do presidente do departamento, Luiz Roberto Pereira de Souza, com a presença do Secretário das Cidades, Uruan de Andrade, os prefeitos de Saquarema, Manoela Peres; Iguaba Grande, Vantoil Martins; Arraial do Cabo, Marcelo Magno; Silva Jardim, Fabrício Azevedo; São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; Queimados, Glauco Barbosa; e Campos, Wladimir Garotinho. Os deputados federais Gutemberg Reis e Aureo Ribeiro, e o representante do Legislativo estadual na cerimônia, Rui Aguiar, chefe de gabinete do presidente da Alerj, André Ceciliano, também acompanharam a assinatura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo