CidadesDestaque

“Laboratórios do Futuro” é inscrito no Programa Petrobras Socioambiental

O Projeto ‘Laboratórios do Futuro’ está participando da Seleção Pública 2021 do Programa Petrobras Socioambiental para projetos não incentivados. O objetivo é buscar na estatal parceria para desenvolvimento das ações de educação e inclusão digital voltadas para escolas públicas do município de Armação dos Búzios. A inscrição foi feita pela consultora em Turismo e Administração, Kiki Reis, e pela professora Elisabeth Silveira, idealizadoras do projeto.

O Laboratórios do Futuro conta com a parceria com a Prefeitura Búzios. A ideia é oferecer acesso à informatização e capacitação profissional para crianças e jovens de Búzios. Para isso, o projeto pretende implantar 17 laboratórios de informática dentro das unidades públicas escolares do município com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e a criação de um Centro de Empreendedorismo para capacitar profissionalmente os estudantes do ensino médio em serviços da indústria do turismo e na produção de materiais multimidiáticos, hoje bastante demandados para a criação de cursos a distância.

O projeto é norteado por quatro pilares de sustentação: Inclusão Digital, Melhoria na Educação, Profissionalização e Empreendedorismo. O primeiro pilar trata da inclusão digital como uma forma de empoderar digitalmente professores e estudantes das escolas públicas de Búzios. O pilar Melhoria na Educação, visa capacitar os professores para produção e uso de recursos digitais em sala de aula, assim como capacitar os estudantes a usar o computador como ferramenta de aprendizagem. Profissionalização tem como foco a qualificação profissional dos jovens. Por fim, Empreendedorismo direciona-se ao desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e professores.

Muito mais que equipar escolas com computadores, o Projeto Laboratórios do Futuro objetiva adaptar as práticas pedagógicas usadas tradicionalmente nas escolas à era digital, tornando o ensino e o aprendizado acadêmico e profissional pautados em práticas inovadoras e atrativas.

“O objetivo geral do projeto é fundamentado no Empreendedorismo, alinhado ao Desenvolvimento Sustentável e com as boas práticas da Educação Ecorresponsável, da Inovação e da Preservação Ambiental buscando a capacitação, pela Profissionalização de nossos jovens. Assim, Identificaremos, como atores, os estudantes da rede pública, moradores de núcleos vulneráveis da população para se implantar este projeto. O que chamamos de Educação Ecorresponsável é a prática de ações educacionais inovadoras, da conscientização da preservação ambiental, da profissionalização de estudantes do ensino médio, incentivando, assim, estes atores a se engajar no empreendedorismo”, propõe o projeto.

Com base nesse objetivo, o Laboratórios do Futuro se compromete a cumprir às metas como: cuidado com a preservação do patrimônio ambiental do município, por meio da sensibilização e conscientização dos estudantes; e a melhoria da qualidade da educação, por meio da capacitação dos professores para uso dos recursos tecnológicos para a produção e uso de material didático digital em sala de aula.

Além disso, visa a profissionalização dos estudantes, por meio do atendimento a demandas do turismo e às de um mercado em intenso crescimento – produção de materiais multimidiáticos para a criação de cursos a distância; e o incentivo ao empreendedorismo associado à inovação, como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de professores e estudantes, por meio da otimização da educação empreendedora.

O resultado do Programa Petrobras Socioambiental será divulgado em setembro.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo