Geral

Hotel California, do Eagles, um dos álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame

Hotel California é o quinto álbum de estúdio da banda Eagles e também o nome da música de maior sucesso do grupo. Lançado em 8 de Dezembro de 1976, o álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A imagem da capa do álbum é do Beverly Hills Hotel. Foi fotografado por David Alexander.

Demorou oito meses para ser gravado, entre Março e Outubro de 1976. O disco traz a música de maior sucesso do grupo: a faixa-título “Hotel California”, além de outros sucessos como “New Kid In Town” e “Life In The Fast Lane”. Teve participação do guitarrista Joe Walsh já como um membro fixo da banda, ele que tinha se juntado ao grupo no ano anterior, ocupando o lugar de Bernie Leadon.

Está em 37° na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, divulgada em 2003.

A banda recebeu dois Grammy Awards, um pela música “Hotel California” na categoria “Record Of The Year” e outro pela música “New Kid in Town” na categoria “Best Arrangement For Voices”.

 Polêmica envolvendo hotel no México

A música Hotel California foi composta por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey, apresentando o baterista Don Henley nos vocais e contém um duo de guitarra no final da canção com Don Felder e Joe Walsh. Essa música liderou a parada da Billboard em 7 de maio de 1977, se tornando a canção assinatura do Eagles.

A canção também é conhecida por sua letra misteriosa. As letras foram interpretadas de várias maneiras, algumas delas controversas. Durante uma aparição no programa 60 Minutes (25 de novembro de 2007), Henley desmascarou o boato de que a música tinha alguma ligação com o satanismo. Nela, Henley diz que “é basicamente uma canção sobre o lado sombrio do sonho Americano, e sobre o excesso na América, que é algo que eu sabia muito sobre”.

Em entrevista ao Gear Factory, quadro no canal de YouTube do site Loudwire, Don Felder relembrou a composição da música. “Fiz uma fita com 15 ou 16 ideias, sendo que uma das quais era a demo de ‘Hotel California’ gravada no meu quarto com um violão de 12 cordas, baixo e bateria eletrônica, tentando simular uma parte de guitarra entre Joe e eu. Todo o conceito veio daquela demo”, afirmou, inicialmente. Outros músicos também a gravaram, como o brasileiro Emerson Nogueira e o grupo Gipsy Kings.

Em 2017, os Eagles afirmaram que processariam um Hotel Califórnia situado na localidade de Todos Santos, na Califórnia mexicana que foi erguido em 1950 – 26 anos antes de os Eagles comporem a canção.

Os Eagles alegavam que o hotel “encorajava” os seus visitantes a pensarem que o estabelecimento se encontra associado à banda pois diz ser “a inspiração” da canção com o mesmo nome, “o que é falso”.

A banda

Eagles é uma banda norte-americana de rock, formada em 1971 em Los Angeles, Califórnia por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner. Os Eagles são uma das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA. O seu álbum Their Greatest Hits (1971–1975) vendeu mais de 29 milhões de cópias, número recorde naquele país, e 41 milhões no mundo. No total, os Eagles já venderam cerca de 150 milhões de álbuns e singles mundialmente, sendo 100 milhões só nos Estados Unidos.

Formado em 1971, por Randy Meisner (baixo), Bernie Leadon (guitarra), Don Henley (bateria e vocais) e Glenn Frey (guitarra e vocais) lançaram o LP de estreia em 1972, com excelente e imediata aceitação. Depois do terceiro LP, o guitarrista e vocalista Don Felder uniu-se ao grupo. Em 1976, Bernie Leadon deixou a banda, sendo substituído por Joe Walsh. Mas ao contrário do que se poderia esperar, a alteração não prejudicou o sucesso do Eagles. Em 1980 fizeram uma série de shows com ótima aceitação por parte do público e ganharam seis Grammy.

A última formação do grupo antes do primeiro hiato, em 1980, contou com o baixista e vocalista Timothy B. Schmit, substituindo Randy Meisner, e o tecladista de apoio Joe Vitale.

Glenn Frey, guitarrista e vocalista desde a primeira formação, faleceu em 18 de janeiro de 2016, aos 67 anos, devido a complicações decorrentes de artrite reumatóide, pneumonia e durante a recuperação de uma cirurgia gastrointestinal. Menos de dois meses após sua morte, a banda anunciou o seu fim, em entrevista à BBC.[4]

O que era para ser um fim definitivo após a morte de Frey, foi apenas um pequeno hiato de um ano e meio. Os Eagles voltaram a se apresentar em julho de 2017, com uma formação composta, além de Henley, Walsh e Schmit, pelo astro country Vince Gill e pelo filho de Glenn Frey, Deacon Frey, ambos nas guitarras e vocais. Além de Will Henley, filho de Don Henley, como guitarrista de apoio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo