Esportes

Flu enfrenta o Fortaleza e tenta milagre por vaga direta na Libertadores

Com a possibilidade de se classificar direto para a fase de grupos da Libertadores, o Fluminense enfrenta o Fortaleza nesta quinta-feira (25) no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). O duelo é válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor é o quinto colocado, com 61 pontos. Aliás, apenas dois a menos que o São Paulo, última equipe no G4 do Brasileirão. Assim sendo, a equipe carioca, já classificada para a pré-Libertadores, mantém viva a esperança de conseguir vaga direta na competição continental.

Para ir direto para a fase de grupos, o Fluminense precisa vencer o Fortaleza e ainda torcer por mais um tropeço do São Paulo, que joga contra o líder Flamengo, que também precisa vencer se quiser colocar a mão no título.

Já em caso de empate, os dois chegariam aos 64 pontos, mas os cariocas levam a vantagem pois ficariam com 18 vitórias contra 17 dos rivais. Este é o único cenário possível para o time de Marcão.

Vale lembrar que Flamengo, Internacional e Atlético-MG já estão garantidos entre os quatro primeiros colocados. Mesmo que fique no empate dentro de casa, o São Paulo ainda tem chances, e torce por um tropeço do Fluminense, que dessa forma, não chegaria aos 63 pontos dos atuais quarto colocados.

No entanto, independentemente de quem ficar em quinto, ainda há uma possibilidade de não precisar passar pela fase preliminar da Libertadores e caso o Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil, contra o Grêmio, o Brasileirão ganha mais uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental.

As finais estão marcadas para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Também pensando nessa possibilidade, deixar o Maracanã somando pontos é essencial para os planos do Fluminense. O Tricolor precisa somente de um empate para se manter na quinta posição.

Em caso de derrota, ainda pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que tem 59 pontos e mesmo que perca a Copa do Brasil, garantiria a vaga direto na fase de grupos, jogaria o Flu para a segunda fase da Libertadores e ainda reduziria a premiação, tão importante para os cofres.

Já o Leão de Pici ocupa a 16ª posição, com 41 pontos. Inclusive, está a três pontos do Vasco, primeira equipe na zona de rebaixamento. No entanto, mesmo que a distância de pontos seja pouca, o Fortaleza dificilmente pode ser ultrapassado devido ao saldo de gols das equipes (-8 x -20).

Desfalques

O Fluminense enfrenta o Fortaleza com dois desfalques confirmados no time principal do técnico Marcão: o zagueiro Nino (suspenso por cartão vermelho) e o lateral-esquerdo Egídio (suspenso por 3º cartão).

O volante Martinelli, destaque do Flu nas últimas partidas, é dúvida pois virou o pé esquerdo em duelo contra o Santos e saiu de campo chorando.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo