Cidades

Parque de Exposições de Tamoios é reaberto ao público

Depois de anos de abandono, o Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, finalmente foi reaberto. A ação representa o cumprimento de mais uma promessa em campanha. A solenidade começou no sábado (30) com plantio de mudas de árvores nativas e exposição de cavalos de raça, e continuou no domingo (31) com o I Encontro de Cavaleiros e Amazonas promovido pelo Clube do Cavalo de Tamoios. De acordo com o prefeito José Bonifácio, a ideia é manter o espaço aberto à visitação aos finais de semana, sempre respeitando as regras de segurança e prevenção ao Covid-19.

A cerimônia de reabertura do espaço teve início ao meio-dia de sábado com o prefeito José Bonifácio acompanhando o plantio de 10 mudas de árvores na entrada principal da Fazenda Campos Novos, entre elas angelim (duas), ipê amarelo, ipê roxo, monjolo, pata de vaca, pitangueira (duas), cajá e castanha do Pará. Ao todo serão plantadas 40 mudas no local.

Em seguida, o prefeito seguiu para o Parque de Exposições, que fica no complexo da Fazenda Campos Novos, e foi construído por José Bonifácio nos anos 90, durante seu segundo mandato como chefe do Executivo cabo-friense. A secretária adjunta de Administração e do Parque de Exposições de Tamoios, Katyuscia Brito, contou que os primeiros dias do atual governo foram de mutirão para recuperar o local, que tomado por mato e por cobras.

“Fizemos uma faxina nas baias, nos comedouros, no galpão do agricultor e no de concurso leiteiro. Também precisamos fazer uma desinfecção porque antes deixavam os animais apreendidos aqui, e como a ideia é reativar os concursos e competições nacionais, tivemos que limpar, higienizar e fazer um período de quarentena antes de trazer esses cavalos de raça que já estão participando da nossa primeira exposição”, contou a secretária.

Ao todo, 16 cavalos das raças Mangalarga, Quarto de Milha e Paint Horse, além de dois pôneis, participaram da exposição no fim de semana. Já no domingo, aconteceu o I Encontro de Cavaleiros e Amazonas organizado pelo Clube do Cavalo de Tamoios.

“Em 30 dias de governo conseguimos oferecer à população algo que nunca devia ter sido tirado delas. Então, a ideia é que, a partir de agora, este espaço fiquei aberto todos os finais de semana para visitação das famílias. Tudo de forma organizada, sem aglomerações”, explicou o prefeito José Bonifácio, que também participou de uma reunião com representantes da comunidade quilombola.

Presente ao evento, o presidente do quilombo Maria Romana, no Araçá, Lamiel Barreto, destacou a importância da reabertura do Parque de Exposições e do galpão do agricultor.

“Isso mostra que, finalmente, temos um governo voltado para a área rural, que pensa nos pequenos agricultores, que nos incentiva… Hoje, por exemplo, estamos com vários produtos produzidos pelos produtores dos quilombos de Cabo Frio. São produtos naturais, sem agrotóxicos, produzidos dentro da sustentabilidade”, contou.

Já a secretária de Agricultura e Pesca, Luciene Lima, lembrou que a reabertura do galpão do agricultor era um antigo anseio dos produtores locais.

“Na última semana eu recebi uma demanda dos agricultores que reclamavam da falta de incentivos, e eles tinham razão porque isso aqui estava totalmente abandonado. Então nossa primeira ação foi realizar essa exposição com produtos cultivados por eles. E a partir de agora teremos várias outras ações para incentivar o crescimento desses trabalhadores. Eu vejo a reabertura deste local como um ponto de esperança para nossos agricultores locais”, explicou Luciene.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo