DestaquePolítica

Covid-19: 50 novos leitos de UTI na Região dos Lagos

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, na segunda-feira (22), a abertura de 50 novos leitos de UTI no Hospital Unilagos, em Cabo Frio, para o tratamento de pacientes com Covid-19 na Região dos Lagos. As vagas na unidade de saúde, que estava fechada há três meses e faz parte da rede privada, serão custeadas pelo Governo do Estado e devem estar disponíveis para uso nos próximos dias.
“Nossa postura é colaborativa e de diálogo. Nosso trabalho, hoje, é abrir leitos e evitar a propagação da pandemia. A documentação para ativação destes leitos em Cabo Frio está indo hoje mesmo para a Secretaria de Saúde. Minha orientação é que seja tudo feito com urgência. Estamos trabalhando com todas as prefeituras para abrir mais leitos”, afirmou Cláudio Castro.
Os novos 50 leitos se somarão aos cerca de 300 que vão ser abertos em todo o Estado do Rio de Janeiro até o fim deste mês. Além disso, o Ministério da Saúde se comprometeu a disponibilizar, de forma imediata e em parceria com o governo estadual, 150 leitos em unidades da rede federal.
“O Estado vai financiar todos os leitos que as prefeituras conseguirem abrir. Tudo que o Rio de Janeiro precisa é ter equilíbrio para conseguir atender as pessoas. É preciso ter o cuidado sanitário, além de garantir a manutenção de empregos e das atividades econômicas. Amanhã, vou a Brasília e só volto com alguns hospitais federais estadualizados para a abertura de mais leitos”, ressaltou o governador.
Proprietário do Hospital Unilagos, Rogério Leopoldo Rocha destacou a importância da parceria com o Estado para a abertura dos novos leitos.
“Estamos prontos para fechar esse convênio com o Governo do Estado em um momento tão difícil para todo o mundo”, disse o proprietário.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Sérginho, intermediou a negociação entre o Hospital Unilagos e o governo estadual.
“É muito gratificante ajudar nesse importante trabalho, de união contra a Covid-19. Depois que tudo isso passar, vamos usar o Unilagos com um hospital-escola, em parceria com a Uerj. Vamos capacitar nossos alunos para que possam também ajudar a salvar vidas”, anunciou o secretário.

O governador esteve no Hospital na parte da tarde e foi recebido pelos prefeitos José Bonifácio, de Cabo Frio, Marcelo Magno, de Arraial do Cabo, Vantoil Martins, de Iguaba Grande, e Ramon Gidalte, de Casimiro de Abreu.

Além dos prefeitos, diversas autoridades da região estiveram presentes, como a vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades (PSC), e o secretário de Saúde de Armação dos Búzios, Dr. Marcelo Amaral. Diversos vereadores cabo-frienses, como Davi Souza (PDT), Vanderson Bento (PTB) e Vinícius Corrêa (PP), e o araruamense Elói Ramalho (PSD) também estiveram na unidade, assim como o advogado Pedro Canellas e o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT).

Vacinas

O Governo do Estado do Rio entregou o maior lote de vacinas, até agora, aos 92 municípios. Ao todo, foram 759.100 doses, sendo 618.200 de CoronaVac para a primeira vacinação e 130.900 (CoronaVac) para a segunda. Também foram distribuídas 10 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca para aplicação da primeira dose em 26 cidades que possuem comunidades quilombolas.

Seis helicópteros do governo foram utilizados na logística, garantindo a entrega no mesmo dia para todos os municípios. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói.

O governador Cláudio Castro destacou a importância da maior entrega de vacinas para manter o cronograma de imunização no Estado.

“Hoje, os helicópteros que decolaram do Grupamento Aéreo de Niterói levaram não só as doses de vacina. Levaram esperança para vencermos essa doença e retomarmos a nossa vida normalmente. Já são mais de 2,7 milhões de doses distribuídas a todas as cidades. Também compramos seringas e agulhas pelo menor preço do país. Vamos seguir trabalhando duro e enviando cada vez mais vacinas e abrindo mais leitos nos hospitais”, afirmou o governador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo